Escolher a tinta certa para uma obra é sempre uma decisão das mais importantes, afinal, a tinta costuma ser a “cereja do bolo” de qualquer construção: é ela que confere beleza, requinte e leveza aos traços arquitetônicos de um projeto.

Mas quando tratamos de uma obra de restauro, a escolha da tinta precisa ser ainda mais criteriosa, pois estamos falando de edificações que possuem valor artístico e cultural. Em alguns casos, o monumento em questão gera até sentimentos de afeto e pertença naquela comunidade – como é o caso de igrejas antigas, sinagogas e mesquitas históricas.

Apostar em qualquer marca ou escolher qualquer cor, definitivamente, não é o melhor caminho a se tomar nesses casos.

Mas o que é uma obra de restauro?

Obra de restauro, em resumo, é uma obra onde se deseja restaurar determinada construção. É uma tentativa de manter ali os traços originais, as cores que foram usadas no primeiro projeto, dentre outros detalhes que ajudarão a preservar a memória do local.

Muitas vezes, esse tipo de trabalho requer pesquisa histórica prévia, investigação arqueológica (dependendo do que será restaurado), levantamento dos bens que estavam integrados ao imóvel, diagnóstico do estado de conservação e, finalmente, a proposta de intervenção – que é o descritivo do que será feito para que aquele bem seja preservado.

Conservação e restauração

Ao falar de restauração, é impossível não citar também a conservação. Enquanto a restauração busca restaurar algo para o seu original, a conservação é feita em cima de algo que já está restaurado, mas que precisa de cuidados para que assim possa se manter. 

Ambas as etapas são fundamentais, afinal, uma obra restaurada, se não for conservada, volta a ficar degradada em pouco tempo – seja pela ação do tempo ou do homem.

Tombado ou não tombado

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “o tombamento é um dos dispositivos legais que o poder público federal, estadual e municipal dispõe para preservar a memória nacional”. Neste sentido, continua o Iphan, “o tombamento de um bem cultural significa proteção integral, sendo uma das ações mais importantes relacionadas à preservação de um patrimônio de natureza material”.

tinta para restauro

Mas nem toda restauração ou conservação é feita em edificações tombadas pelo Iphan. Uma igreja aí da sua cidade que possui importante ligação com a comunidade local, ou um prédio antigo, uma sala de cinema e afins, também podem ser restaurados. Nesse caso, ainda assim é muito importante manter todos os padrões originais: cores, estrutura, etc.

Solicitar tombamento

Se uma obra não é tombada, saiba que qualquer cidadão pode iniciar seu processo de tombamento, ciente de que “os bens tombados não poderão ser destruídos, demolidos ou mutilados, e não poderão ser reparados, pintados ou restaurados sem a prévia autorização do Iphan”. Uma vez tombado, ele poderá ser inspecionado sempre que necessário.

Obra de restauro é mais cara?

Uma obra de restauração pode, sim, sair mais cara do que uma convencional. Isso porque estamos falando de patrimônios que muitas vezes possuem características únicas, como detalhes de decoração não usuais hoje em dia ou técnicas de construção intrincadas.

Por outro lado, a conservação, que deve ser permanente nos imóveis restaurados, tem custo semelhante ao de uma obra comum. Daí a importância de estar atento à conservação, não deixando que o bem se deteriore a ponto de precisar do restauro.

Tinta para restauro, qual a ideal?

Não necessariamente há uma tinta ideal. No caso de obra em imóvel tombado, quem vai determinar isso são os especialistas envolvidos: cor, especificações técnicas, etc. Entretanto, é importante apresentar aos responsáveis pela obra a opção das tintas minerais, pois são resistentes a mofo, têm boa durabilidade e possuem excelente custo-benefício.

Se o imóvel não é tombado, a regra é a mesma: opte por uma tinta que preserve o original, mas sem abrir mão de uma marca com boa reputação no mercado. Nós, da Kröten, temos um leque de opções ao seu alcance. E por um preço que irá te surpreender.

Acesse www.krotentintas.com.br e saiba mais.

8 thoughts on “Tinta para restauro: qual é a mais indicada hoje em dia?

    • admin says:

      Olá, Berenice! Veja, não vendemos em Portugal por que nossa fábrica é no Brasil e ainda não realizamos exportação. Sobre o produto ser similar, sim a nossa tinta é mineral a base de silicato de potássio e é similar a Neuce. Se precisar de alguma ajuda, pode chamar pelo WhatsApp +55 47 3395 0640. Obrigada pelo contato.

  1. Josiel Will says:

    Em obra de restauração não precisa nem duscutir, o importante é usar material compatível com a época da construção. Nos meus projetos nunca indico uma marca específica, por que é uma escolha do cliente. Excelente artigo.

    • admin says:

      Perfeita colocação. É que as vezes as “novas” tecnologias atrapalham o processo. Não que seja ruim, mas é incompatível com os materiais usados na construção.

    • admin says:

      Olá, Ramires! Sim, nós que pintamos o Museu do Ipiranga. Essa cor se chama Amarelo Ipiranga e foi desenvolvida especialmente para essa obra. Chama pelo WhatApp que a gente te ajuda na cor (47) 3395 0640.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *