Tire suas dúvidas sobre a tinta nº 1 em durabilidade

Perguntas

1) Qual a diferença entre tinta mineral e a tinta convencional?

A durabilidade e a resistência. A tinta mineral é fabricada com vidro líquido, muito mais resistente e durável que a resina acrílica usada na tinta convencional. Além do mais, a tinta convencional usa derivado de petróleo e causa danos a saúde. A tinta mineral usa apenas insumos amigáveis ao meio ambiente.

Sim, pode pintar, a tinta mineral vai fixar sobre a tinta convencional fosca. Não há necessidade de remover totalmente a tinta existente. Porém para a tinta mineral ter a sua eficiência, ela precisa se fixar direto no reboco, quando isso não é possível, pelo menos 30% da superfície deve estar no reboco e quando possível lixar toda a parede.

Não. A Tinta Mineral tem a alcalinidade elevada e não é alimento para microorganismos. O que pode ocorrer é a deposição natural de resíduos orgânicos sobre a tinta, e esses sim, podem provocar mofo ou bolor. Mas realizando uma limpeza superficial, a tinta estará como nova. 

Sim, já ela vem pronta, não precisa misturar nada mais. Se houver necessidade de colocar água para facilitar a aplicação, pode sim colocar até 10% de água, mas fica a critério do pintor e esta indicação está na embalagem do produto. A Kröten Ecotintas não transfere a responsabilidade ao pintor em misturar nada na obra. A nossa Tinta Mineral já vai pronta.

Sim. Fica com acabamento fosco, similar a tinta convencional, porém com todos os benefícios da Tinta Mineral de silicato.

Sim. Mas pelas nossas experiências, a sua próxima pintura será novamente com tinta mineral.

Sim, mas fique atendo para qual é a mais adequada. Como a Tinta Mineral reage com a superfície, quanto menos aditivo na argamassa, melhor. O produto mais indicado é a Argamassa Restauro Mineral.

Por exemplo, não é recomendada a aplicação da tinta mineral sobre AC III, pois essa contém aditivos poliméricos. 

Em reboco tradicional, cada balde de 18 litros deve pintar 120 a 130m² por demão. Como são necessárias no mínimo 2 demãos, então cada balde deixa pronto, com duas demãos, 65m² de superfície/parede. Vamos te ajudar a calcular, é bem fácil!

FAQ

Uma obra que tenha 12 x 8m e um pé direto médio de 3m, ficaria assim:

Frente: 12×3 = 36m²
Fundos: 12×3 = 36m²
Lateral (1): 24m²
Lateral (2): 24m²

Total de 120m² de parede para pintar a sua casa por fora, até aqui tá fácil!

A quantidade necessária para a pintura da parede  dessa casa seria de apenas 2 baldes de 18L de Tinta Mineral, pois cada balde pinta 120 a 130m²/demão. Se for repintura, precisa aplicar também um fundo mineral, que vai ajudar a proteger ainda mais.

Pode baixar o Aplicativo de Cores (Kroten Cor) e escolher a tonalidade. Em geral, é possível fazer apenas cores pastel, tons claros. Em alguns casos específicos é possível fazer cores médias ou intensas.

Obtenha GRATUITAMENTE o Aplicativo: 

 

 

Quando olhamos apenas os números, o rendimento é menor. O que ocorre de fato é que a tinta convencional não entra na parede, fica uma película na superfície. A tinta mineral entra na parede, ela reage com a superfície e com isso o rendimento em m² acaba caindo, porém a durabilidade é muito maior, compensando essa “perda” de rendimento pela durabilidade maior.

A Tinta Mineral Ecossílica reage com a superfície. Ela é indicada principalmente para reboco, argamassa, gesso e outras superfícies com porosidade aberta.
Quando bem seca, a tinta mineral fica dura como pedra. Se estiver aplicada sobre madeiras – com seus movimentos naturais de contração e retração, ela pode rachar ou até se desprender. Portanto, não indicamos tinta mineral para madeiras, salvo em casos especiais – onde foram adotados ensaios prévios.

Sim. A Tinta Mineral depois de aplicada, reage com a superfície e se funde com ela, tornando-se uma super tinta. A secagem inicial é rápida – cerca de 8h. Mas é após 28 dias de cura/reação que ela fica muito resistente e lavável.

Não. O Diluidor Mineral deve ser usado para diluir a Tinta Mineral sempre
que a superfície estiver realmente muito comprometida – reboco esfarelando ou em outros casos específicos nas obras de restauração.

Falar um número não é simples. Porém em todos os testes já realizados, a sua durabilidade é cerca de 2 vezes maior, quando comparado a uma tinta tradicional nas mesmas condições. A garantia da pintura é com base na Norma de Desempenho da ABNT NBR 15575:2013.

Em médias os produtos saem da fábrica em 48 horas, salvo volumes maiores ou cores especiais que precisam de um tempo maior.

A tinta mineral já vem pronta para uso e tem as mesmas características das tintas convencionais. O pintor vai usar exatamente as mesmas ferramentas que usaria na tinta tradicional. Para aplicar a tinta mineral o profissional vai precisar de rolo de lã, pincel para fazer os recortes ou pistola com diluição máxima de 20% com água ou Primer Diluidor.

Existe um único cuidado ao utilizar a tinta mineral: como na composição dessa tinta há vidro líquido, ela reage com superfícies de vidro e metais. Então o cuidado especial que se deve ter, é de proteger/cobrir todos os vidros e metais para evitar eventuais respingos – janelas, mesas, para-brisas, metais, mármores, granitos e até os óculos do aplicador.

Porque ela reage quimicamente com o substrato e se funde com a parede. Além disso, ela possui a alcalinidade natural muito elevada, evitando a formação de algas, fungos e bactérias. Mas o principal benefício é promover a respirabilidade das superfícies pintadas, permitindo ao vapor d’água sair da parede, deixando a construção seca e evitando diversos problemas causados pela umidade.

Sim. “Essas manchas escuras” encontradas nas paredes são justamente o caminho escolhido pela umidade para sair da superfície. Depois ao secar, as machas devem desaparecer retornando a cor original. Este fenômeno é mais perceptível em cores escuro-intensas.

Não. Embora o processo de aplicação seja o mesmo da tinta tradicional, há uma tecnologia que precisa de um percentual alto de matéria prima e se mexer nessa equação ela deixa de ser tinta mineral e passa a ser uma tinta convencional.

Em regra geral, com uma demão de Fundo Preparador Mineral seguida de 2 demãos de tinta mineral já é possível finalizar a pintura. As vezes aplica-se 3 demãos de tinta em algumas estruturas específicas.

Não. Então como saber se usa ou não usa fundo preparador? Sempre deve ser aplicado nos seguintes casos: em superfícies onde a tinta está descascando ou em paredes com reboco fraco, soltando areia; Sempre quando se esfregar a palma da mão e sujar com a tinta antiga, também vai precisar aplicar o fundo preparador mineral.

Nossa recomendação é aplicar somente em madeiras novas, sem nenhuma pintura. Como o Óleo Madeira é um impregnante natural, é fundamental que seja aplicado diretamente sobre a madeira. Caso já tenha verniz aplicado, é necessário remover completamente a tinta ou verniz existente.