Quando vamos usar algo pela primeira vez, é comum que tenhamos algumas dúvidas sobre aquilo que será “experimentado”. Isso vale para qualquer coisa, incluindo a tinta mineral.

Cada vez mais conhecida pelos brasileiros e já muito utilizada nos mercados europeus e americano, a tinta mineral vem ganhando terreno no país, tanto por seu bom custo-benefício, quanto pela qualidade. Questões ambientais, como a necessidade de usar componentes menos poluentes, também tem feito crescer a popularidade dessa tinta.

Agora, vamos conhecer as 5 dúvidas mais comuns que chegam até nós através do nosso site.

1. Qual a diferença entre tinta mineral (base de silicato) e tinta convencional?

A durabilidade e a resistência. A tinta mineral é fabricada à base do silicato – vidro líquido, muito mais resistente e durável que a resina acrílica usada na tinta convencional. 

Além disso, a tinta convencional usa derivados de petróleo que podem causar danos à saúde. A tinta mineral ecossílica usa apenas insumos amigáveis ao meio ambiente.

Além disso, por ser feita com materiais atóxicos, sem cheiro, a tinta mineral é uma alternativa para pessoas alérgicas.

2. Como se aplica a tinta mineral?

A tinta mineral já vem pronta para uso e tem as mesmas características das convencionais. O pintor vai usar exatamente as ferramentas que usa na tinta tradicional.

Para aplicar a tinta mineral, o profissional vai precisar de rolo de lã e pincel para fazer os recortes. Também pode ser usada máquina de pintura airless (pistola) – considerando diluição máxima de 20% com água ou Diluidor Mineral Ecossílica.

Neste artigo aqui, explicamos em detalhe quais ferramentas utilizar ao aplicar a tinta mineral.

3. A tinta mineral é lavável?

Sim. A tinta mineral, depois de aplicada, reage com a superfície e se funde com ela, tornando-se uma super tinta. A secagem inicial é rápida – cerca de 8h. Mas é após 28 dias de cura/reação que ela fica muito resistente e lavável.

4. Já tenho tinta convencional na parede, posso pintar com tinta mineral?

Sim, a tinta mineral vai fixar perfeitamente sobre a tinta convencional fosca. Não há necessidade de remover totalmente a tinta existente. Porém, para que a tinta mineral tenha sua máxima eficiência, é melhor que a aplicação seja diretamente sobre o reboco. 

Daí a nossa recomendação de lixar toda a parede antes de iniciar a aplicação da tinta. Observação: esse procedimento aqui vale para qualquer tipo de tinta, e a mineral não é a exceção. Isso porque lixar a parede antes vai melhorar a sua aderência.

5. Por que a tinta mineral é indicada para o revestimento monocapa?

Antes de responder a pergunta, você sabe o que é monocapa? Bom, monocapa é um grupo específico de argamassas minerais com função decorativa para proteção de fachadas. Geralmente, já é aplicada na cor desejada e não requer pintura, somente no caso de manutenção posterior à garantia do fabricante.

Agora respondendo a questão 5: como os dois produtos são fabricados em base mineral/cimentícia, eles têm total afinidade. Por isso, é indicado o uso de tinta mineral sobre monocapa, pois isso mantém o desempenho original da monocapa, sem alterar suas características, permanecendo o revestimento monocapa com todas as suas garantias.

BÔNUS: onde comprar tinta mineral de qualidade?

Quando o assunto é tinta mineral, não tenha dúvidas: a melhor do Brasil é a da Kröten. Feita com materiais selecionados, e seguindo padrões europeus de qualidade, a tinta mineral Kröten respeita o meio ambiente e também o seu bolso.

Fale com nossos consultores e surpreenda-se: www.krotentintas.com.br 

4 thoughts on “5 dúvidas mais comuns de quem nunca usou tinta mineral

  1. Ronaldo Bruno says:

    Boa noite… estou precisando de tinta que possa resolver o meu problema de umidade ascendente…pois quando eu construir a minha casa esqueci de aplicar o neutrol …e tbm de resina e massa acrilica que tenha a mesma quantidade da tinta , isto é que possa resistir a umidade ascendente da minha casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *