Em obras de restauro, nivelar uma superfície pode ser um desafio, uma vez que o serviço precisa estar de acordo com o exigido pelos órgãos de fiscalização.

A boa notícia é que temos a solução perfeita pra você. Com inúmeras vantagens, a pasta de cal tem se tornado rotina em obras de restauro para nivelar superfícies irregulares. Acabamento resistente sem uso de cimento, substitui facilmente argamassa.

Obras normais Vs. Obras de restauro

Os processos na construção civil têm evoluído muito, principalmente na questão de tecnologia para revestimento e reboco. Mas isso não tem muito valor para as obras históricas, que precisam manter a originalidade.

Quem trabalha diariamente com isso, sabe bem como as coisas acontecem. E também sabe que a escolha do produto errado “não tem perdão”. Numa obra convencional, se você escolhe uma tinta ou pasta errada, pode até corrigir depois. Mas numa obra de restauro, que geralmente envolve recursos públicos, esse “refazer” pode até gerar processos ao empreiteiro.

Mas o que é a pasta de cal?

Como o próprio nome diz, ela é uma mistura de cal em pó com água, fixadores inorgânicos e totalmente isenta de plastificantes e cimento. É indicada para obras de restauro e para refazer parte do reboco – com espessura máxima de 5mm entre demãos.

Ganhe de tempo na obra

Todo mundo que atua na construção civil sabe bem que o cronograma final de entrega e das etapas é fundamental. Sabe também que muitos imprevistos podem acabar atrasando esse processo, tais como chuva, troca de mão de obra e burocracia.

Por isso, é fundamental eliminar as etapas que “engolem o tempo”. Selecionar bons materiais para o trabalho é uma forma de fazer isso.

Para obras de restauro, o ideal é não contar com a sorte. Trabalhar com a pasta de cal pronta para uso, além de economizar seu tempo, vai te livrar de muitas dores de cabeça.

Posso preparar a pasta de cal em minha obra?

Claro que pode. Mas é preciso frisar que quando a pasta de cal é produzida na obra, podem ocorrer algumas situações que fogem do controle e novos problemas podem surgir ao longo do tempo, mesmo após a entrega da obra.

A falta de controle na adição de água é o primeiro problema, já que a pasta não vai ficar com a mesma consistência em lotes diferentes, podendo apresentar diferença no acabamento. E se ficar muito fina (mole), pode escorrer e piorar ainda mais a situação.

Mas o principal problema de todos é esse aqui: como a hidratação da cal foi acelerada, ou melhor, não teve o tempo de maturação adequada, logo após aplicação, no processo de secagem, começam aparecer trincas e pode haver o desplacamento da pasta de cal.

E qual a relação entre tinta cal e pasta de cal?

Pintar uma parede com a tinta de cal é um processo que exige certa experiência, mas que com pouco tempo de prática, já se consegue um bom resultado.

A questão da pintura em si é simples, e a preparação da cal para pintura também. Por outro lado, a pasta de cal não é utilizada para pintura, mas sim para correções de fissuras e rebocos, utilizando uma espessura de no máximo 5mm por camada.

Então o que é a pasta de cal? É o mesmo pó de cal, mas com uma quantidade menor de água, para deixar com uma consistência de pasta, quase uma massa de fácil aplicação.

Como isso funciona na prática?

Como já dissemos anteriormente, para quem quer acelerar a entrega da obra, sem prejudicar o desempenho e os resultados finais, o ideal é utilizar a pasta de cal pronta para uso.

Esses produtos são fabricados e fornecidos por empresas especializadas na produção de insumos para obras de restauro. Os insumos fornecidos por essas empresas têm um controle de qualidade maior e uma hidratação e maturação de pelo menos 90 dias antes da liberação para comercialização e uso. Por isso são tão eficientes.

7 principais vantagens de utilizar a pasta de cal pronta para uso

  1. Material de fácil aplicação e manuseio na obra;
  2. Cal hidratada há pelo menos 90 dias antes do uso;
  3. Produto estável – não ocorrerá reações após o uso;
  4. Controle de qualidade e equipamento específico para testes laboratoriais;
  5. Granulometria de partículas fina, sem pontos ou grumos;
  6. Coloração branca que facilita aplicação de tinta de acabamento;
  7. Garante também a permeabilidade dos vapores.

Utilize a pasta de cal com a melhor eficiência

Não há como começar uma obra de restauro sem ter pelo menos alguma experiência. Mas os conceitos fundamentais são os mesmos:

  • Raspar partes soltas;
  • Lixar a superfície;
  • Certificar-se de que a superfície esteja completamente limpa.
  • E atenção a essa SUPER dica: a superfície precisa estar molhada para realizar a aplicação da pasta de cal.

Esses pequenos detalhes vão fazer toda a diferença em sua obra quando usar a pasta de cal.

Onde encontrar a pasta de cal ideal?

Quer mais uma boa notícia? Neste link aqui você encontra todas as informações necessárias para adquirir a melhor pasta de cal para obras de restauro do Brasil. Aproveite!

One thought on “Obras de restauro: como nivelar a superfície e atender as normas do órgão fiscalizador?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *