Pintar a casa é sempre uma tarefa que demanda tempo e planejamento. Entre as muitas opções disponíveis no mercado, uma escolha que vem ganhando espaço é a tinta mineral. Aqui, vamos apresentar das principais características dessa tinta, que é o fato dela deixar a parede “respirando”.

Optar por uma tinta respirável é importante por diversas razões. Entre elas, citamos o impacto positivo na saúde e no bem-estar das pessoas que habitam o ambiente, e sua durabilidade, que costuma ser maior, pois exige menos manutenção.

Neste artigo, vamos mostrar por qual razão a tinta mineral tem essa propriedade de ser “respirável”.

É respirável ou não é?

Sim, a tinta mineral é respirável. Veja mais no vídeo abaixo:

Mas você saberia apontar todos os benefícios de uma tinta respirável?

É o que vamos ver a seguir.

Benefícios de uma parede com tinta respirável

As paredes respiráveis ajudam a regular a umidade no ambiente interno. Quando a umidade fica presa dentro das paredes, isso pode causar problemas como mofo, bolor e apodrecimento, o que leva a problemas de saúde. A tinta mineral, respirável, permite que o ar flua através das paredes, minimizando o aparecimento de mofos e afins.

Além disso, a tinta mineral se funde à superfície, evitando descascamento e reduzindo a necessidade de repinturas.

Tintas convencionais, que não permitem que a parede respire, podem fazer com que a pintura descasque e descame ao longo do tempo. Isso ocorre porque a umidade que se acumula dentro da parede empurra a tinta para fora.

O que faz a tinta mineral ser respirável?

A tinta mineral é composta por elementos minerais. Como não contém aditivos químicos, é considerada uma tinta mais natural e menos agressiva ao meio ambiente. Por ter em sua composição elementos da natureza, como o silicato de potássio, ao invés de compostos sintéticos, ela possibilita que o ar “passe por ela” naturalmente, trazendo a respirabilidade.

Cores disponíveis

Ao contrário do que muitos pensam, a tinta mineral não está restrita a cores claras ou neutras. É possível encontrar uma ampla variedade de cores: saiba mais aqui.

tinta mineral,

Tinta mineral Kröten = respeito ao meio ambiente

Quem dá match com o meio ambiente, geralmente, escolhe a tinta mineral.

Existem várias razões para isso:

  • Composição natural – A tinta mineral é composta por elementos naturais, menos tóxicos e menos poluentes do que os elementos químicos encontrados nas tintas convencionais, tornando a tinta mineral uma opção mais saudável para o meio ambiente.
  • Redução de emissões de gases tóxicos – As tintas convencionais contêm solventes e compostos orgânicos voláteis, que são prejudiciais à saúde e à natureza. A tinta mineral não contém esses compostos. Portanto, sua aplicação reduz as emissões de gases tóxicos.
  • Maior durabilidade – A tinta mineral é mais durável do que as tintas convencionais, o que significa que ela precisa ser aplicada com menos frequência. Isso reduz a quantidade de tinta necessária e, por consequência, a quantidade de resíduos produzidos.
  • Resistência ao mofo e bactérias – Como já falamos acima, a tinta mineral é resistente ao crescimento de mofos e bactérias, sendo menos propensa a gerar (nas pessoas e nos animais) problemas de saúde associados a ambientes mofados.

Viu?! Além de deixar a parede “respirando”, a tinta mineral é uma opção mais sustentável. 🌱

Acesse nosso blog

Aproveite para conhecer um pouco mais os nossos produtos. Clique aqui e vá para a nossa loja on-line. E se quiser conferir novos artigos sobre pintura, decoração, obras e reformas, acesse o nosso blog: www.krotentintas.com.br/blog 

Até a próxima! 👋

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *