Para entender a razão de a tinta mineral não mofar é preciso, primeiro, entender o que é o mofo.

Como explicamos neste artigo aqui, o mofo “é um nome ‘genérico’ que damos aos fungos. Ele pode ocorrer em alimentos, couros, e até nas nossas roupas. Nas paredes, geralmente está ligado ao excesso de umidade ou à falta de ventilação adequada do ambiente“.

Alimento para mofo 🤢

Por ser um tipo de fungo, logo, entendemos que ele é um ser vivo que, como tal, precisa de alimentos. E é aqui o segredo da nossa tinta mineral: ela não contém, em sua composição, elementos que servem como alimento para fungos e bactérias. Daí a sua resistência em relação aos mofos.

E a tinta acrílica?

O mofo nas paredes é um grande problema, principalmente para pessoas com algum tipo de alergia ou para os animais de estimação.

As tintas acrílicas convencionais, sejam elas emborrachadas ou mesmo aquelas mais reforçadas com antimofo, infelizmente, estão sujeitas à formação de colônias de fungos e bactérias.

Como se formam os fungos na tinta da parede?

O processo de formação dos fungos na parede se dá pelo fato de que as tintas convencionais possuem materiais orgânicos em sua composição, principalmente os derivados de petróleo. Quando somamos isso às condições adequadas de proliferação desses microrganismos, temos a fórmula perfeita para a criação do mofo.

Normalmente, eles preferem ambientes escuros e úmidos. Por isso, uma dica é manter tudo arejado, com janelas e portas sempre abertas. Atenção redobrada aos quartos que ficam fechados durante todo o dia ou banheiros com elevada umidade do ar. 💦

Muita umidade e pouca luz = mofo

Como dissemos acima, o excesso de umidade e a pouca luz dentro de casa é o ambiente ideal para “atrair” mofo. Mas se a tinta utilizada em sua parede for feita com algum elemento derivado do petróleo, aí fica bem difícil a sua situação. 

A solução!

É por isso que sempre recomendamos a tinta mineral: ela não contém derivados de petróleo e sua composição é, basicamente, de silicato de  potássio, ou seja, “vidro líquido” – coisa que fungo não se alimenta!

Além disso, a tinta mineral tem sua alcalinidade elevada, ou seja, tem o pH maior que 12, o que eleva sua resistência em relação a esses inimigos da saúde humana.

O mofo na tinta mineral

Por mais que tenha umidade no ambiente aí da sua casa, ou pouca entrada de luz, se sua parede for pintada com tinta mineral, veja o que acontece com o mofo:

  1. Quando há a primeira formação de colônias de fungos, essas desprendem rapidamente, pois não encontram alimentos para sua propagação naquela superfície;
  2. Daí, a remoção fica muito mais fácil, pois o mofo não está “impregnado”;
  3. Sabe o que isso significa? Mais saúde para você, sua família e também para todos os pets

A aparência da tinta mineral é igual à convencional?

Sim! O acabamento das tintas minerais tem o mesmo aspecto de uma tinta acrílica convencional fosca. A diferença é que a tinta mineral tem uma durabilidade muito superior. 

Se quiser conferir mais dicas sobre o assunto, toda semana temos artigos novos em nosso blog: www.krotentintas.com.br/blog

Até a próxima! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *