Quem tem pet sabe: eles são como eternas crianças, e precisam de cuidado e vigilância constantes. Quando começam a comer rebocos e a tinta da parede, o melhor que podemos fazer é educá-los com amor!

A gente sabe que os pets são parte da nossa família. E precisamos tratá-los com o máximo de cuidado, afeto e carinho. Uns são mais agitados, outros mais calmos. Uns preferem ficar quietinhos, só observando. Enquanto outros quase viram a casa do avesso.

Nós não sabemos quantos pets você tem, nem como é o temperamento deles. Mas sabemos que, algumas vezes, eles desenvolvem comportamentos que precisam ser corrigidos com muito amor: como o de comer reboco e tinta da parede.

O que há por trás desse hábito?

E o que podemos fazer para ajudá-los nisso?

Pets: parte da nossa família

Os animais de estimação fazem parte do dia a dia das famílias brasileiras. A pesquisa mais recente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, apontou que 46,1% dos domicílios tinham ao menos um cachorro, enquanto que 19,3% tinham um gato. Em números totais, estima-se que haja nada menos que 139,3 milhões de animais de estimação nas casas brasileiras. Em número de pessoas, somos 212 milhões.

Fica claro que os pets já fazem parte das nossas famílias. Umas com mais de um, outras com apenas um, o fato é que esses anjinhos têm espaço cativo em nossos lares.

Alguns animais demandam mais energia

Na hora de adotar um animalzinho de estimação, é importante se atentar para a quantidade de energia que ele demanda. Algumas espécies pedem mais atenção e até a prática de exercícios físicos – como algumas raças de cachorro. Outras são mais calmas, mas não quer dizer que não demandam atenção. Todos precisam! Só que alguns vão precisar de algo mais, como caminhadas diárias, entre outras atividades para consumir energia.

Em todos os casos, é importante avaliar qual pet tem mais a ver com o seu estilo.

Preparando a sua residência

Além de avaliar o seu estilo, é muito importante que sua casa ou apartamento esteja preparado para receber o novo ou a nova moradora. Se for apartamento, por exemplo, é fundamental telar as janelas para evitar quedas. Há espécies que precisam muito de um quintal, então, vale a pena refletir sobre isso, para não inserirmos em um apartamento justamente um pet que necessita desse contato mais próximo com terra e plantas.

Lembrando que o “preparar a residência” também pede que você dedique espaços para proporcionar mais privacidade e comodidade ao animal. As caixas de areia dos gatos precisam estar em ambientes mais recolhidos, longe da movimentação das pessoas. O local onde os cachorros comem também precisam estar em lugares mais calmos. No inverno, eles também sentem frio. Você já parou pra pensar no local da caminha deles?

Se o for pet criado em ambiente comercial, vale aqui uma reflexão: há muitos desses animais, sobretudo cachorros, que passam a maior parte do tempo sem conviver com ninguém. Não recebem atenção nem carinho. Servem apenas para “segurança”. Será que não seria mais interessante instalar um sistema de vigilância? O custo emocional para o animal pode ser muito alto, sobretudo aqueles que recebem pouquíssima atenção do tutor.

Peripécias: comendo reboco e tinta

Animais que recebem bastante atenção dos donos tendem a ser mais tranquilos. Contudo, como as crianças, eles também aprontam. Uns vão comer ou roer pequenos objetos (sobretudo os filhotes). Outros vão tentar cavar buracos no sofá ou escalar as cortinas. Você precisa estar ciente disso. Lidar com a situação de maneira responsável é fundamental. Ter o auxílio de um veterinário e de um adestrador é bem interessante.

Outro caso que preocupa os tutores é quando eles começam a roer a parede. Isso pode ser prejudicial à saúde do pet, pois há componentes químicos nas tintas e no próprio reboco que podem causar doenças. Desde o nascimento dos dentes até problemas relacionados ao estresse e carência de minerais podem gerar esse tipo de comportamento. O veterinário é o profissional mais indicado para investigar as causas disso.

Da sua parte, o que você pode fazer é sempre utilizar, em suas reformas/construções, uma tinta mineral atóxica. Livre de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e demais substâncias tóxicas que fazem mal à saúde quando ingeridos, a tinta mineral da Kröten é a opção ideal para quem quer levar uma proteção a mais aos seus amiguinhos felinos e caninos.

Tinta mineral Kröten, boa de verdade

Nós temos a maior satisfação em dizer que somos certificados pelo Green Building Council. Mas não é só isso. Nossa tinta é produzida a partir do silicato de potássio, ou vidro líquido, um produto atóxico, sem cheiro, transparente e que se solidifica após a secagem.

Para quem tem pet em casa, esteja ele com o hábito de morder parede ou não, vale a pena ir de tinta mineral Kröten! Pense nisso! E viva os pets! 🐶🐱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *