Pensando em fazer alguma obra ou reforma na sua casa, apê ou comércio, mas ainda tem dúvidas sobre qual tinta irá usar? Neste artigo, separamos algumas perguntas e respostas que irão te ajudar a entender como a tinta de silicato pode ser uma excelente opção!

Se você pretende iniciar qualquer reforma, é certo que vai precisar de uma boa  tinta para dar aquela caprichada no acabamento. Embora o mercado de tintas ofereça muitas opções, quando falamos em preço e qualidade, ou seja, custo-benefício, poucas marcas valem a pena. E é neste ponto que o barato costuma sair mais caro do que o planejado.

Na hora da pesquisa, busque tintas que já usou antes, mas não deixe de pesquisar a tinta de silicato. Com vantagens que quase nenhuma outra oferece, como o fato de ser atóxica, sem cheiro e amigável à natureza, a tinta de silicato tem ganhado a simpatia nacional. E não é exagero prever que, em alguns anos, ela vai liderar o mercado.

Para tirar algumas dúvidas sobre esse tipo de tinta e te mostrar o quanto ela pode ser interessante para você, fizemos uma seleção de perguntas e respostas.

Boa leitura!

Qual é a diferença entre tinta de silicato e a tinta convencional?

A durabilidade e a resistência. A tinta mineral de silicato (ecossílica) tem como base de sua composição o silicato, que nada mais é do que vidro líquido – muito mais resistente e durável que a resina acrílica usada na tinta convencional. Além disso, a tinta convencional contém derivados de petróleo, alguns dos quais podem causar danos à saúde. Enquanto isso, na fabricação da tinta mineral, opta-se pelo uso de insumos amigáveis ao meio ambiente.

O acabamento da tinta de silicato é liso?

Sim. E após estar 100% seca, o acabamento tem a aparência fosca (sem brilho).

Existe tinta mineral de silicato com brilho?

Não. Somente acabamento fosco. Como a tinta mineral de silicato não utiliza derivados de petróleo, responsáveis pelo brilho, não é possível produzi-la com brilho. São escolhas! 😉

A tinta mineral de silicato é lavável?

Sim! A tinta mineral de silicato, também conhecida como ecossílica, é lavável, de fácil manutenção e não sai no pano de limpeza. Depois de aplicada, reage com a superfície e se funde a ela, tornando-se uma “super tinta”. A secagem inicial é rápida, cerca de 8h. Mas você só deve lavar após 28 dias de cura/reação.

Qual o rendimento da tinta de silicato?

Em reboco tradicional, cada balde de 18 litros pinta em média 130m² por demão. Como são recomendadas no mínimo duas demãos, cada balde com 18 litros rende cerca de 65m² de superfície/parede.

Posso aplicar tinta de silicato sobre madeira?

Esse tipo de tinta reage com a superfície. Por isso, ela é mais indicada para reboco, argamassa, gesso e outras superfícies com porosidade aberta. Quando bem seca, a tinta de silicato fica dura como pedra. Se estiver aplicada sobre madeiras (com seus movimentos naturais de contração e retração), ela pode rachar ou até se desprender. 

Portanto, não indicamos tinta mineral de silicato para madeiras, salvo em casos especiais – onde foram adotados ensaios prévios.

A tinta de silicato é realmente sustentável? 🌱

Sim. Ela é fabricada com insumos naturais e seus principais componentes são o silicato de potássio (vidro líquido) e minerais com alta dureza. Note: vidro e minerais, produtos atóxicos e sem os compostos orgânicos voláteis (VOC). Por isso, ela não tem cheiro!

A tinta de silicato é mais resistente que a tradicional?

Sim. Isso ocorre porque ela reage químicamente com o substrato onde é aplicada (parede, teto, etc.) e se funde ali. Além disso, ela possui alcalinidade natural muito elevada, evitando a formação de algas, fungos e bactérias. Mas o principal benefício é promover a respirabilidade das superfícies pintadas, permitindo ao vapor d’água sair da parede, deixando a construção seca e evitando os diversos problemas causados pela umidade.

Posso aplicar a tinta de silicato em áreas internas?

Sim. As tintas de silicato resistem às intempéries, algas, fungos e bactérias, e são usadas com sucesso em áreas externas e internas. Seu uso interno é importante porque elas não exalam nenhum cheiro – ideal para pessoas alérgicas, crianças e também aos pets. 🐱

A tinta mineral de silicato já vem pronta para uso?

A tinta mineral de silicato da Kröten Ecotintas já vem pronta para uso. Não precisa adicionar nada a mais. Se houver necessidade de acrescentar água para facilitar a aplicação, recomendamos até 10%, mas fica a critério do pintor. Ah, essas informações constam na embalagem.

Pode aparecer mofo na tinta de silicato?

Não é para aparecer! A tinta ecossílica não contém substâncias que servem de alimento para fungos ou bolores (temos um artigo sobre isso aqui). O que pode ocorrer é a deposição natural de resíduos orgânicos sobre a tinta e, esses sim, podem provocar mofo ou bolor. Mas realizando uma limpeza superficial, a tinta manterá sua integridade natural.

A tinta mineral de silicato da Kröten tem cheiro?

Não. Ela é produzida com matérias-primas sem cheiro. Portanto, o ambiente pintado pode ser utilizado com segurança por pessoas, animais e plantas logo após a secagem.

Qual a validade da tinta de silicato?

Em embalagem não aberta, 2 anos. Porém, como ela tem base mineral, desde que esteja bem fechada na embalagem original, pode chegar a 5 anos absolutamente estável. Observação: esses dados valem para a tinta mineral ecossílica da Kröten Ecotintas

A tinta de silicato é considerada tinta hospitalar?

Não. Embora ela seja sem cheiro, a tinta de silicato não pode ser considerada para uso hospitalar. Por exemplo, ela jamais deve ser usada em centros cirúrgicos ou similares – para isso, há tintas normatizadas. Em caso de dúvidas, consulte um especialista.

Quanto tempo precisa esperar secar o reboco para passar a tinta de silicato?

Com 7 dias já é possível iniciar a pintura. Para tintas tradicionais, o tempo de espera é de 28 dias. Qual é a razão dessa diferença? É que no caso da tinta de silicato, como ela permite a saída de vapores (é uma tinta “respirável”), o processo de carbonatação no reboco acontece naturalmente, sem prejuízo à tinta. Isso representa ganho de tempo à obra.

E aí, gostou das dicas? Sua pergunta foi respondida? Se ainda está com alguma dúvida, não se preocupe: deixe um comentário nesse post que nós responderemos. 😉

E se o tema te interessa, fica a dica para acessar o nosso blog.

Até a próxima! 👋

Vídeos Relacionados

4 thoughts on “Já ouviu falar em tinta de silicato? Veja o que descobrimos para você!

    • admin says:

      Olá! Sim, pode ser aplicada sobre tinta existente. Editamos o artigo e incluímos um vídeo relacionado, que explica bem essa questão. Caso precise de alguma ajuda, podemos esclarecer melhor também pelo WhatsApp (47) 3395 0640. Obrigado pela leitura!

  1. SÉRGIO SARAIVA says:

    Olá, tenho um problema sério com umidade ascendente! Em alguns pontos de minha casa tive que remover o reboco, vou rebocar novamente misturando areia grossa e fina (50% / 50%) pra ver se dá certo e ainda não sei o que aplicar no lugar da massa corrida, pois esta sei que não deixa a parede respirar, mas a água sempre vai vencer. Seria o gesso uma alternativa e depois pintar com a tinta a base de silicato?

    • admin says:

      Olá, Sérgio! Entendemos a sua solicitação e não recomendamos o gesso como alternativa. Nossa recomendação é que todo o sistema seja mineral e pedimos ainda, se possível, não colocar nenhum aditivo na mistura da massa (areia grossa = areia fina). A sugestão seria aplicação da Massa Corrida Mineral https://www.krotentintas.com.br/massa-corrida-mineral-ecossilica/ e na sequência a Tinta Mineral. . Vamos deixar o nosso contato caso tenha necessidade de mais alguma informação (47) 3395 0640. Grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *