Neste mês de junho, no dia 5, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Muito se fala sobre a importância de se preservar os biomas do nosso planeta. Mas, neste sentido, o que você tem feito na prática?

Todos os anos, sempre no dia 5 do mês de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Criada em 1972, durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas, a data é um lembrete sobre a necessidade de cuidarmos da nossa fauna, flora, biomas, etc. 🌱🐻

Mas só ter uma data para nos lembrar da importância de preservarmos o meio ambiente não seria o suficiente caso nossas atitudes fossem na direção oposta. Aqui na Kröten adotamos várias medidas para que o nosso discurso siga a mesma direção de nossas atitudes, afinal, como sabemos, “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”.

O mundo passa por um caos ambiental?

Muitos especialistas defendem que o mundo vive uma situação de crise ambiental generalizada. No quesito mudanças climáticas, por exemplo, a situação de emergência planetária é tão séria que há quem aponte para uma real “ameaça existencial à civilização”. 

Exagero nas pesquisas? Não, absolutamente.

Ano após ano os números refletem essa triste realidade. Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) já apontava, em 2021, que a degradação ambiental afeta o bem-estar de nada menos que 3,2 bilhões de pessoas. Quase metade da população global.

Mas isso não impacta apenas no bem-estar. Um documento apresentado recentemente pela agência ambiental da ONU apontou que “a degradação ambiental causa 12,6 milhões de mortes por ano”. E os dados que entristecem não param aqui. De 1990 a 2017, nosso planeta perdeu 178 milhões de hectares de florestas 🔥. O Brasil foi o responsável por 92,3 milhões de hectares perdidos, ou 51,9% do desmatamento em todo o mundo.

O que fazer para mudar essa realidade?

Esse é um debate que precisa ser abraçado por toda a sociedade. E isso inclui governos, empresas e pessoas. É fundamental que o governo fiscalize e implemente ações que garantam a preservação da nossa biosfera. Por outro lado, é essencial que as empresas façam a parte delas, cumprindo à risca aquilo o que é exigido em lei e dando passos mais ousados no sentido de estabelecer relações harmônicas com o meio ambiente.

E quanto às pessoas? Pequenas atitudes trazem grandes transformações. Pense que hábitos como o uso de sacolas recicláveis; escovar os dentes com a torneira fechada; manter apenas a luz do ambiente que está sendo utilizado acesa, dentre outras, se multiplicarmos isso pelas 8 bilhões de pessoas ao redor do mundo, o impacto é enorme.

A responsabilidade é de todos. E juntos podemos alcançar melhores resultados.

Palavra convence, exemplo arrasta

Como falamos mais acima, a palavra convence e o exemplo arrasta. É fácil comprovar isso: em locais em que a maior parte das pessoas não joga lixo no chão, até aquelas que têm esse hábito evitam fazê-lo, pois sentem-se constrangidas diante de tamanha limpeza e organização. É o poder do exemplo.

Estamos conscientes de que apenas dizer que “é preciso cuidar do planeta” não basta quando vamos na direção contrária. Se quisermos ser relevantes neste tema temos de dar o exemplo “dentro de casa”, adotando atitudes que efetivamente contribuam.

É por isso que aqui na Kröten fazemos tudo isso:

  • Separação total de reciclados e orgânicos
  • Tratamento da água, devolvendo a água limpa e tratada ao meio ambiente
  • Resíduos sólidos da fábrica, após o tratamento de água, é destinado para incineração em empresa especializada, sem impacto ambiental
  • Embalagens que podem ser reutilizadas após o uso da tinta mineral, sendo que cerca 50% das embalagens comercializadas já são de plásticos reciclados
  • Iluminação natural da fábrica para reduzir consumo de energia
  • Zero uso de metal pesado na produção

Fora que nossos produtos são feitos a partir de substâncias amigáveis ao meio ambiente. Por exemplo, nunca utilizamos compostos orgânicos voláteis em nossas tintas!

O mundo que queremos

O mundo que vamos deixar para as próximas gerações está diretamente relacionado à forma como vivemos hoje. Aquilo que consumimos, a quantidade de lixo que geramos e a forma como lidamos com questões como poluição dos rios, mares e ar trarão consequências, positivas ou não, que serão assumidas por quem ainda nem nasceu.

Se estamos lidando de modo desastroso com o nosso planeta, degradando e consumindo todos os recursos de seus biomas, é como se estivéssemos assinando uma nota promissória de consequências terríveis para que a futura geração pague seu preço.

Mas a boa notícia é que eu, você, todos nós podemos começar, hoje, a fazer diferente. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (cf.: James R. Sherman, Rejection, 1982).

E aí, já pensou em que mundo irá deixar para as próximas gerações?

Acesse o nosso blog

Se você chegou até aqui, pode ser que também goste de outros conteúdos do nosso blog. Clique aqui para acessar. E fique à vontade para navegar por ele e compartilhar todo o conteúdo com mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *