Muitos ainda creem que deixar um imóvel sustentável pode sair “caro demais”. Mas, apesar dessa crença popular, vamos mostrar que todos podem deixar suas casas ao menos um pouquinho mais sustentáveis.

Já foi o tempo em que ser sustentável era apenas um conceito. Cada vez mais a sociedade enxerga a urgência de se investir em tecnologias e ideias que ajudem a tornar os ambientes sustentáveis, com o menor dano possível aos habitats naturais locais.

Enquanto há 10 ou 20 anos pensava-se que para ser sustentável bastava “ter energia eólica” ou “aquecedor solar”, hoje em dia esse conceito mudou substancialmente. Uma casa com aquecimento solar pode ser menos sustentável do que uma que não o possui. Tudo vai depender de uma série de outros fatores que também impactam diretamente a natureza, como a geração de lixo, gestão de resíduos, entre outros.

Não basta usar energia solar só para poder gastar 10 vezes mais luz do que uma casa convencional.

Aí na sua casa, mesmo que não tenha muitos recursos para investir em tecnologias específicas, dá pra tornar o seu imóvel mais amigável ao meio ambiente. Quer apostar? Então leia o artigo abaixo e confira.

1. Na hora da construção, use materiais recicláveis 

Um primeiro ponto que podemos indicar é: logo no começo da construção, use materiais recicláveis o tanto quanto for possível. Pesquisas na área de engenharia de materiais cada vez mais surpreendem o mercado insumos que mesclam durabilidade e sustentabilidade. 

São materiais como a famosa madeira plástica, feita a partir da reciclagem de plásticos.

Mas a lista de materiais semelhantes é quase infinita, vai desde o ecogranito, que mescla resíduos (que seriam jogados fora) provenientes da extração de granito e mármore, misturados com uma resina específica e dando aparência real de pedra, ao ecotelhado branco, que é feito em nanoesfera de cerâmica e outros aditivos para refletir a radiação solar.

2. Madeira de demolição pode ser uma boa pedida

Assim como os materiais recicláveis, a madeira de demolição era algo que iria para o lixo alguns anos atrás. Atualmente, você pode aproveitá-la para quase tudo na sua casa. Como o nome sugere, essas madeiras são provenientes de obras de demolição. Mas com o tratamento adequado, elas podem virar de portas a móveis de decoração, passando por peças de escultura, molduras em espelhos, assoalhos, cadeiras, mesas, etc.

Há construtoras que vendem essas madeiras. Mas há aquelas que doam – e até gostam quando alguém vai lá retirar algo que, ali, não vai passar de entulho. Bom demais, né?

3. Substitua a tinta convencional pela ecossílica

Outro fator que vai ajudar você a tornar seu imóvel mais sustentável é optar, sempre, pela tinta mineral (ecossílica) no lugar de uma “tinta comum”. Boa parte das tintas convencionais utilizam em sua composição os compostos orgânicos voláteis. Esses elementos químicos, além de deixarem o ambiente com forte odor após sua aplicação, ainda podem fazer mal à saúde humana e animal. A tinta mineral, por outro lado, é produzida com componentes amigáveis ao meio ambiente, como o silicato – também conhecido como vidro líquido. Temos um artigo neste link que aborda melhor o tema.

Ah, e a relação custo-benefício da tinta mineral também é muito boa, sobretudo quando falamos em durabilidade. Clique aqui e veja o que descobrimos sobre o assunto.

4. Instale painéis de energia solar

A instalação de painéis solares é outra medida para tornar seu imóvel sustentável. Mas os benefícios não param por aí. Na medida em que você começa a produzir parte da energia que utiliza, nem é preciso dizer que isso também representará economia ao seu bolso, né?

O ponto de atenção aqui é que nem todo mundo consegue recursos para fazer esse tipo de investimento. Embora ele próprio “se pague” ao longo dos anos, em alguns casos o valor inicial investido pode ser um pouquinho alto.

5. E não esqueça do aquecimento solar

Enquanto os painéis de energia solar têm por objetivo garantir maior independência energética ao imóvel, gerando economia para o consumidor, os esquemas de aquecimento solar visam tão somente levar água aquecida a determinadas torneiras/chuveiros. Mas como o próprio nome sugere, esse sistema é voltado apenas para aquecer a água. Ele não vai “gerar” a energia que será utilizada, por exemplo, para ligar os aparelhos eletroeletrônicos. Para este fim já há o painel de geração de energia solar.

Então, para ficar claro:

  • O painel de energia solar vai gerar energia limpa para toda a casa.
  • Já o aquecimento solar é só para aquecer a água que iremos utilizar.
imóvel-sustentável
Imóvel Sustentável

Tal como no item anterior, o ponto de atenção que fazemos aqui é para o investimento que deverá ser feito. Embora seja vantajoso, sabemos que nem todo mundo pode pagar.

6. Faça gestão de resíduos e de recursos naturais

Mas se uma casa não conta com geração de energia limpa ou aquecimento solar, ela pode ser considerada sustentável? Há muitos outros  fatores que precisam ser levados em conta. Geração de energia limpa e aquecimento solar são apenas dois deles. Mas não podemos esquecer, por exemplo, da gestão de resíduos e do uso racional dos recursos naturais

Aliás, não adianta você usar painéis solares e continuar deixando as luzes de casa acesas desnecessariamente. 😡 Ou instalar aquecimento solar só para ficar uma hora no banho com água quente. Por outro lado, se você não pode instalar essas duas estruturas em casa, mas faz um uso consciente da água, da energia; faz separação do lixo orgânico do reciclável, destinando corretamente os resíduos que sua família gera, está certamente dando passos no sentido de tornar seu imóvel um pouco mais “amigo do meio ambiente”.

7. Prefira mobílias de materiais recicláveis

Outro ponto que pode ser trabalhado para que o imóvel como um todo se torne mais sustentável é, na hora de mobiliá-lo, optar por mobílias feitas a partir de itens recicláveis. 

Hoje, há uma infinidade de possibilidades: desde mesas e cadeiras construídas com garrafas PET, a móveis desenvolvidos com paletes e utilitários de jardim fabricados com pneus de carro inutilizados. Da sala ao quarto, passando pela cozinha, copa e quintal, para todos os espaços da casa há opções de mobílias feitas de materiais reutilizados.

Veja algumas ideias bem legais aqui neste link. ♻️

Mudança de hábito

Lembre-se: tornar a sua edificação mais verde não necessariamente envolve o comprometimento de grandes recursos. Como vimos neste artigo, em alguns casos há custos sim. Mas em outros, o que se exige é apenas uma mudança de hábito.

Meio ambiente e sustentabilidade são assuntos que te interessam? Se sim, separamos alguns materiais de consulta, disponíveis na internet, que podem ser muito úteis.

Por que evitar os Compostos Orgânicos Voláteis: clique aqui. 🚨

Manual da Reforma Sustentável: clique aqui. 🚧

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *