Construir ou reformar pode ser muito oneroso ao orçamento… ou nem tanto assim. Tudo vai depender de como você está se planejando para executar a obra. Separamos 5 dicas superinteressantes sobre o tema!

É óbvio que toda reforma ou construção deveria começar não no canteiro de obra, mas no planejamento. Sem um bom planejamento do que se quer fazer, em quanto tempo e com quais recursos, corre-se o risco da sua empreitada ser mais uma daquelas obras iniciadas, mas nunca terminadas. Ou até finalizadas, mas que depois precisam de muitos reparos.

Você precisa saber onde e como irá economizar. Querer levar vantagem em tudo pode trazer grande dor de cabeça. É o que acontece, por exemplo, se você contratar um profissional bem mais barato, mas sem se certificar de que ele tem qualificação.

Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para quem precisa economizar na reforma ou construção, mas sem correr riscos de levar “gato por lebre”. 🐰 Vem com a gente! 👇

1. Contrate mão-de-obra especializada

Pode parecer contraditório, mas o primeiro passo para realmente economizar na hora de construir ou reformar é contratar mão-de-obra especializada. Aquela ideia de que profissionais especializados são mais caros é apenas uma lenda. 

Quem está no mercado sabe bem que há pessoas que entendem pouco de um assunto e, mesmo assim, cobram mais caro do que um especialista. Aí, meu amigo e minha amiga, é dinheiro jogado fora na certa, pois, depois, você terá de chamar o profissional para ajustar o que foi feito errado. Fora o atraso na obra. Pior do que isso, impossível, né?!

Ah, mas como achar um especialista aqui bem aí na sua cidade? Tá fácil! Depois que inventaram a internet, não existe mais dúvidas sem respostas… Basta “dar um Google” aí que certamente vai aparecer um na sua cidade ou proximidades. E, o que é melhor: com recomendações / avaliações de pessoas que já contrataram ele ou ela.

2. Use materiais de qualidade

Assim como contar com um especialista faz toda a diferença no quanto você irá gastar numa obra, usar materiais de qualidade terá impacto positivo no seu orçamento. Se você só utiliza produtos ruins, logo terá de refazer uma pintura, um reboco… trocar o piso. 

Produtos de baixa qualidade até fazem você economizar num primeiro momento. Mas, no médio prazo, eles se deterioram com mais facilidade, exigindo reparos em prazos cada vez mais curtos. Aí, aquilo que foi economizado lá no começo, irá “ralo abaixo” em seguida.

3. Esteja atento ao clima da sua região 

Pode parecer bobagem, mas o clima é, sim, um fator que influencia nos gastos de uma reforma ou construção. Períodos mais chuvosos, por exemplo, podem atrasar o cronograma das obras e gerar sérios prejuízos. Daí a importância de um bom planejamento.

Se você já sabe que os meses de junho e julho são os mais chuvosos aí na sua região, iniciar algo nesse período não é tão recomendado – ainda mais se for obra externa. Mas se não der pra esperar, então que se adiante ao máximo toda a parte externa para que, quando a chuva chegar, você foque tranquilamente só na área interna (acabamentos, etc.).

4. Prefira comprar os materiais de construção à vista

Quando você compra materiais de construção à vista e/ou em grande quantidade, a capacidade de barganha aumenta. Isso porque, hoje em dia, quase todo mundo parcela/financia esse tipo de material. Logo, quem tem o dinheiro “em cash” sai à frente para negociar. Na compra de material em quantidade, a lógica é a mesma de um atacado: volume de compra maior = descontos. Se não rolar desconto, busque outro fornecedor.

Claro que nem todo mundo consegue comprar à vista ou em grande volume. Mas quem conseguir, certamente fará economia. Fora que irá driblar um pouco o problema da inflação, pois, se deixasse para comprar aos poucos, veria os preços de tudo subindo a cada mês.

5. Use tinta mineral ecossílica (de silicato)

Outra solução que ajuda a trazer economia é o uso de tintas de silicato. Como dissemos neste artigo aqui, elas possuem excelente custo-benefício. E por serem duráveis, já que quando aplicadas acabam se fundindo à superfície, isso vai fazer a sua reforma render muito, mas muito mais. Fora que ela é resistente a mofo e não tem cheiro.

Resultado

Seguindo essas dicas, temos certeza de que você reduzirá os custos da sua obra, mas sem colocar em risco a qualidade e o andamento dos trabalhos que devem ser executados.

E se gostou do artigo ou tem interesse em assuntos relacionados, fica a dica para acessar nosso blog: www.krotentintas.com.br/blog. Ele é atualizado duas vezes ao mês! 🥳

Clique aqui e comece a economizar.

4 thoughts on “5 dicas para quem precisa economizar na reforma ou construção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *