Pintar a empresa, para muitos, é uma missão “quase impossível”, pois diversos são os fatores envolvidos. E eles incluem desde a pesquisa da cor ideal, até o remanejamento de pessoal. E aí, como solucionar tudo isso?

Sua empresa é seu ganha pão! É dela que sai o dinheiro para pagar suas contas, proporcionar um estilo de vida melhor para você e sua família, bem como para gerar oportunidades de renda e crescimento para pessoas da comunidade. Por isso, quando vamos fazer qualquer obra nela, precisamos tomar alguns cuidados.

Parar todas as atividades, definitivamente, não deveria ser uma opção. Cuidar da saúde dos trabalhadores – em função do cheiro da tinta – deve estar na lista das preocupações!

E há outro ponto a ser colocado: existe uma cor de tinta ideal para cada tipo de negócio?

Vamos descobrir isso agora!

Boa aparência é fundamental

Manter sua empresa sempre arrumada e “com cara de nova” é importante para que a clientela se sinta bem ao adentrar na mesma. Geralmente, as pessoas gostam de ambientes organizados e limpos. Manter a pintura “em dia”, neste sentido, é fundamental, afinal, paredes mofadas e descascadas dão a impressão de sujeira e desleixo.

Cuidados antes de pintar a empresa

Mas antes de pintar a sua empresa, alguns cuidados precisam ser tomados, afinal de contas, isso vai ter impacto na vida de várias pessoas, sobretudo na dos funcionários. 

Cheiros e substâncias tóxicas

Dependendo da tinta que você escolher, ela pode conter substâncias tóxicas para pessoas e animais. Nesse caso, será necessário fazer o remanejamento dos colaboradores até que a pintura seja concluída e o cheiro saia do local. Alguns compostos orgânicos voláteis (VOCs), presentes em boa parte das tintas convencionais, causam danos à saúde. 

DICA: usar uma tinta que não possua os tais VOCs e que seja sem cheiro.

Qualidade da tinta

Escolher uma tinta que não faça mal às pessoas e que não demande, por exemplo, o remanejamento de todo o seu pessoal é fundamental. Mas não basta que a tinta seja “atóxica”. Ela precisa ter qualidade. Tintas de qualidade duram mais tempo e ainda mantêm aparência de “nova” muito tempo depois de sua aplicação. 

DICA: pesquisar, com atenção, o melhor custo-benefício do mercado. Há centenas de marcas prometendo “mundos e fundos” ao cliente. Mas nem todas possuem a qualidade que dizem entregar. Portanto, pesquise!

Identidade visual

Esse terceiro ponto é muito importante a ser considerado: a cor da tinta que você irá utilizar precisa respeitar a identidade visual da sua marca/empresa. Por exemplo, se a logomarca da sua loja e a identidade visual da empresa é toda em tons pastel, não faz muito sentido você pintar tudo em vermelho, verde limão e lilás. É preciso que a cor escolhida esteja dentro da paleta de cores utilizada pela sua marca.

DICA: tenha sempre em mãos a paleta de cores da sua empresa e tire dali a cor que será utilizada para pintar o prédio/loja/escritório. Lembrando que tons de branco são coringas, portanto, nada impede que apenas uma parede siga a paleta de cores e o restante esteja em tons de branco.

A cor de tinta ideal: isso existe?

tinta

Sim, com certeza. Para a sua empresa, a cor de tinta ideal precisa estar de acordo com a identidade visual (paleta de cores) da marca. Outro ponto a ser considerado é o conforto visual das pessoas. Se a sua identidade visual sugere apenas tons escuros, é recomendável que você use esses tons apenas em detalhes da pintura, optando pelos tons de branco na maior parte das paredes e do teto. Aqui, como em tudo na vida, bom senso é fundamental.

Psicodinâmica das cores

Geralmente, podemos dividir as cores entre “quentes” (todos os tons de vermelho, laranja e amarelo) e “frias” (todos os tons de azul, verde e violeta). Cores quentes trazem sensação de alegria, descontração, agitação e, em excesso, ansiedade. Já os tons frios ajudam a criar um clima de tranquilidade, calma e relaxamento. Mas se a dose for excessiva, eles vão prejudicar pessoas com quadro de melancolia ou depressão. Pense nos seus funcionários!

Frequência 

Falamos sobre isso neste artigo – vale a pena ler na íntegra! Mas, em resumo, empresa, comércio, loja e demais locais coletivos (incluindo clubes, igrejas e afins) devem ser pintados anualmente ou de 2 em 2 anos.

Tinta mineral

A tinta mineral Kröten talvez seja a melhor opção para quem vai pintar uma empresa. Em primeiro lugar, ela não tem cheiro, portanto, não irá incomodar as pessoas. Em segundo lugar, ela não possui os temidos compostos orgânicos voláteis. E ainda são atóxicas!

Além disso, a qualidade é insuperável (comparável às melhores marcas)! Resiste bem a todos os tipos de climas e, por tudo isso, possui o melhor custo benefício do mercado. 

Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a nossa tinta mineral, visite o blog aqui. Se já decidiu, acesse a nossa loja on-line: www.krotentintas.com.br/loja/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *