Você sabe qual é a diferença entre o engenheiro e o arquiteto? Para muitas pessoas, essas duas profissões parecem quase “sinônimas”. Mas as atribuições do engenheiro e do arquiteto variam bastante.
Engenheiro e arquiteto são profissionais que têm muito em comum. Contudo, suas atuações podem diferir bastante e, definitivamente, não dá para pensar que aquilo que um faz o outro também pode fazer. Neste artigo, vamos conhecer melhor o que um arquiteto e um engenheiro fazem. Em qual ponto começa o trabalho de um e termina o do outro?
Se você também tem curiosidade no tema, fica a dica para ler o artigo. 📏 📐
Boa leitura.
Com vocês, o arquiteto
O arquiteto é aquele profissional que se forma em arquitetura (curso superior), em instituição reconhecida pelo MEC. Depois de formado, ele precisa solicitar seu registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Atuação do arquiteto
Sua área de atuação será construções e reformas, podendo ser direcionado a áreas como arquitetura industrial, de interiores, hospitalar, restauração e desenvolvimento de áreas urbanas – onde contribuirá para que os ambientes das cidades sejam mais acolhedores e, ao mesmo tempo, funcionais.
O arquiteto tem uma visão toda especial para promover a melhor interação entre as pessoas e os ambientes. Ele pode transformar desde uma casa, criando ambientes mais amigáveis e acolhedores aos seus moradores, até uma cidade inteira, com projetos de inclusão e mobilidade que facilitem o dia a dia dos moradores.
Tinta mineral para arquitetos
Nós, da Kröten Ecotintas, temos a maior alegria em produzir a Tinta Mineral Arquitetura. Sem cheiro, amigável ao meio ambiente, livre de componentes tóxicos e extremamente durável, a Tinta Mineral Arquitetura é o produto que você precisa para dar aquele toque sofisticado ao acabamento da sua construção.
Neste link, veja 7 motivos para experimentá-la!
Apresentando o engenheiro
O engenheiro é o profissional que se forma em engenharia. Exige-se, também, curso superior em alguma instituição devidamente reconhecida pelo MEC. Após formado, ele vai obter seu registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Atuação do engenheiro
O engenheiro, se for na área da construção civil, poderá atuar no projeto e construção de fundações e estruturas, considerando aspectos técnicos e estruturais, bem como o comportamento dos materiais que estão sendo utilizados naquele empreendimento.
Também há atuação na parte da produção (engenharia de produção), produtos, software, aeronáutica. Enfim, trata-se de uma profissão extremamente versátil e que pode ser aproveitada em várias frentes, desde a química e a física, passando pela genética, etc.
Perfeita harmonia entre as duas profissões
Engenheiros e arquitetos trabalham em perfeita harmonia. Numa obra, a atribuição do engenheiro ficará mais na parte dos cálculos necessários a manter determinada estrutura “de pé”, estável, segura.
Enquanto o arquiteto poderá focar em aspectos como usabilidade (do ponto de vista social), iluminação, distribuição dos componentes e até decoração (já que um bom projeto de decoração terá que dialogar com escolhas do design de interiores).
Em toda a parte, gratidão!
Tanto o engenheiro, quanto o arquiteto são profissionais vitais para a organização da sociedade como a conhecemos. Sem essas duas figuras, muito do que temos hoje de construção e infraestrutura jamais seria possível.
É a perícia do engenheiro e a sensibilidade do arquiteto que permitem às sociedades humanas um estilo de vida mais confortável e seguro, cheio de megaprojetos, beleza e arte.
Das estradas que nos levam às diversas cidades do País, ao ambiente acolhedor de um quarto de bebê, em tudo isso há um engenheiro e/ou um arquiteto envolvidos.
A eles, a nossa imensa gratidão. 🙏
Até a próxima!
Parabéns, muito bom a armonia entre as duas profissões.
Vocês resumiram bem essa novela entre eng e arq que briga feia viu. Na nossa obra os dois se brigaram por causa das responsabilidades de cada um e acabamos ficando só com o engenheiro civil que deu conta legal viu
Muita coisa é verdade. Sou arquiteto e muito gente ainda confunde as funções. De quqlqeur forma a gente sempre acaba fazendo a vez do engenheiro que só passa na obra uma vez na vida
Ótimas dicas