Em algum momento da sua vida você estará envolvido na missão de construir ou reformar um imóvel. E se você souber o que fazer nessas horas, certamente diminuirá as chances de perder tempo e dinheiro.

Neste artigo, queremos dar a você dicas preciosíssimas sobre o que não fazer na hora de construir ou reformar. Por qual razão isso é importante? É que, infelizmente, decisões erradas levam a maiores prejuízos – de tempo e de dinheiro. Como sabemos: dinheiro ainda não nasce em árvore. Com essas dicas, temos certeza de que você conseguirá ser muito mais resolutivo e eficiente nas suas tomadas de decisão. O bolso, claro, agradece. 💰

Vem com a gente.

Planejamento financeiro: isso não é perda de tempo

Um dos principais fatores que prejudicam o bom andamento e até mesmo a conclusão de uma obra ou reforma é o planejamento financeiro. Não fazer um antes de iniciar os trabalhos é a pior decisão de quem quer cumprir prazos e metas.

Sempre tenha em mente que, mesmo planejando, é bem possível que os gastos ultrapassem um pouco daquilo que foi calculado. Isso acontece porque nem tudo dá pra ser previsto. Por exemplo: imagine que você precisa refazer a fiação de uma casa. Contrata o eletricista, compra os materiais (fios, disjuntores, etc.). Mas quando o profissional começa os serviços ele descobre que os conduítes precisam ser trocados. Oras! Ninguém previu isso, mas será necessário proceder com esse ajuste para que o resto possa ser feito.

Quem planeja pode ser surpreendido com gastos a mais. Quem não planeja, certamente será surpreendido. E pode até não conseguir finalizar aquilo que começou a ser feito.

Cuidado ao contratar seus profissionais

Não tomar cuidado ao contratar os profissionais que você leva para sua construção ou reforma é outro fator crítico que resulta em mais gastos e serviços aquém do esperado.

Pode parecer clichê, mas buscar a indicação de profissionais dentro do seu círculo de amigos e familiares ainda é uma das melhores formas de acertar. Mas, fique atento: alguns trabalhos requerem cuidados extras que precisam ser observados. Trabalho em altura, com eletricidade, dentre outros, exigem que o profissional contratado tenha determinadas certificações que atestem que aquela pessoa está apta a executar aquela atividade

Nesses casos, por melhor que seja a indicação, se o profissional em questão não tem a certificação requerida, nada de contratá-lo, ok?!

Tempo é dinheiro, lembra?

Saber quanto de dinheiro você irá gastar ao longo do seu projeto é tão vital quanto saber o tempo que será necessário para concluí-lo. Aliás, essa relação é muito íntima, pois quanto maior o tempo, maiores poderão ser os reajustes de materiais/insumos

Portanto, não prever/contratar um tempo determinado para que os trabalhos sejam finalizados vai comprometer a parte financeira – sobretudo em cenários de inflação.

Insumos: o barato pode sair caro

E já que falamos em insumos, temos de sempre ter em mente o seguinte: o barato nem sempre é a melhor ou a primeira opção. Não adianta, por exemplo, comprar uma tinta de má qualidade só porque ela está 50% mais barata, mas ter que repintar a casa ou a loja a cada seis meses em função da péssima qualidade da mesma (que suja fácil ou mofa).

É muito melhor investir em materiais talvez até um pouco maiscaros”, mas que no geral terá um melhor custo-benefício, do que em itens baratos, mas com zero durabilidade.

E se a obra que você está fazendo não é pra você? Nesse caso, você tem que ter em mente que o material que você utiliza influencia diretamente na percepção de qualidade que o cliente terá do seu serviço. Não por acaso, alguns profissionais se recusam a trabalhar com determinados produtos, pois, no fim das contas, é o nome dele que está em jogo.

Negociação com fornecedores

Não negociar é outra coisa que você definitivamente não pode fazer. É preciso negociar sempre. Mais do que isso: ir atrás de vários fornecedores até conseguir um que seja bom e em conta. Não estamos falando pra sempre optar pelo mais barato – pois aqui também vale a regra do barato que sai caro. Mas, às vezes, com um pouco mais de pesquisa, você encontra um fornecedor que entrega a mesma qualidade, por um preço um pouco melhor.

Tentar algo novo… será?

Que tal testar novos materiais que estão no mercado? Risque da sua agenda o medo de experimentar. Desde o ecogranito à tinta mineral, passando pelo ACM (Aluminum Composite Material), há uma infinidade de novidades que a indústria da construção civil vem disponibilizando ao longo dos anos com o objetivo de entregar melhores produtos por um preço justo e acessível. Vale a pena ir atrás de coisas novas. 

Uma porta de ACM, por exemplo, pode ter a vida útil de até 40 anos. Já o ecogranito, além de ser um produto que contribui para o meio ambiente (pois recicla detritos de pedra), é super resistente. A tinta mineral possui uma durabilidade quase inigualável, pois ela se funde à superfície na qual é aplicada. Sem contar que ela não mofa. Que beleza, né?!

Essa lista de novidades é quase infinita. 

Experimente! 

Pesquise!

Gostou?

Se você gostou desse artigo, certamente vai curtir outros materiais que temos postados em nosso blog: www.krotentintas.com.br/blog. Navegue à vontade. Curta e compartilhe.

6 thoughts on “O que NÃO fazer na hora de construir ou reformar

  1. Pintor Bullok says:

    Eu não conhecia essa empresa mas to pensando em testar a tinta de vocês pra ver como é a cobertura. Sou pintor há mais de 10 anos e nunca escutei falar da tinta mineral. Tem como receber amostras?

  2. Arq. Michaela Balmer says:

    Meu único conselho é: planeje-se, por que obra sempre foge do orçamento. Contratar um arquiteturo sempre é uma boa opção. Muitos veem como despesa, mas vale muito a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *