Você já ouviu falar em tinta mineral arquitetura? Será que ela é durável? Voltada para projetos mais ousados e contemporâneos, essa tinta tem sido cada vez mais utilizada por quem entende do assunto: arquitetos, decoradores e pintores.

Sempre que você tem um projeto bem bacana de reforma ou construção, é natural que queira caprichar na hora de escolher os materiais que irá utilizar. Sobretudo na fase de acabamentos. E é na hora da pintura que muitos arquitetos, decoradores e pintores têm optado por usar a tinta mineral arquitetura. Seja por sua resistência ou versatilidade, ela caiu no gosto dos profissionais da área.

Neste artigo, vamos apresentar algumas características dessa tinta. Se bateu aquela curiosidade, fica com a gente e boa leitura. Ah, no final do texto vamos deixar um link da nossa loja on-line pra você navegar e, caso tenha interesse, encomendar um de nossos produtos.

O que é a tinta mineral arquitetura?

Sem cheiro, amigável ao meio ambiente, livre de componentes tóxicos e extremamente durável, a tinta mineral arquitetura é o produto que você precisa para dar aquele toque sofisticado ao acabamento da sua construção. Ecológica por natureza, é fabricada com materiais inertes, não poluentes, e não tem qualquer cheiro.

Principais características do produto

  • Mantém a superfície respirável;
  • Proporciona ambientes mais saudáveis;
  • Alcalinidade elevada;
  • Acabamento fosco e leve ao toque;
  • Grande variedade de cores.

A tinta mineral arquitetura é lavável?

Sim. Depois de aplicada, ela reage com a superfície e se funde a ela. É como se parede e tinta se tornassem “uma só coisa”. A secagem inicial é rápida – cerca de 8h. Mas só após 28 dias de cura/reação que ela pode ser considerada lavável. Fique atento.

Já tenho tinta convencional na parede, posso pintar com a mineral arquitetura?

Em geral, não há necessidade de remover totalmente a tinta existente. Porém, para que a tinta mineral tenha sua máxima eficiência, ela precisa se fundir direto com o reboco. Quando isso não é possível, é importante que pelo menos 30% da superfície esteja no reboco. Também é recomendável lixar toda a parede antes de iniciar a aplicação da tinta.

E quanto ao rendimento, ela rende menos que a tinta tradicional?

Quando olhamos apenas os números, o rendimento é menor. O que ocorre é que a tinta convencional não penetra na parede, pois forma apenas uma película superficial. A tinta mineral se funde na parede, reage com a superfície e, por isso, o rendimento em m² acaba sendo um pouco menor. Porém, a durabilidade é muito maior, compensando essa “perda de rendimento” pela durabilidade estendida.

Posso aplicar sobre madeira?

Ela é indicada principalmente para reboco, argamassa, gesso e outras superfícies com porosidade aberta. Quando bem seca, a tinta mineral arquitetura vai ficar dura como pedra. Se for aplicada sobre madeiras – com seus movimentos naturais de contração e retração, ela pode rachar ou até se desprender. Portanto, não indicamos tinta mineral para madeiras.

Qual a durabilidade?

Depende de parede para parede, de clima para clima. Em regras gerais, as tintas minerais duram duas vezes mais tempo do que uma tinta convencional nas mesmas condições.

A tinta mineral arquitetura pode ser aplicada em áreas internas?

Sim. As tintas minerais são usadas com sucesso em áreas externas e internas. No caso do uso interno ela é até mais recomendada que as demais – sobretudo para alérgicos – pois não exala nenhum cheiro e é isenta de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC).

Pode aparecer mofo na tinta mineral arquitetura?

Não é pra aparecer, ok?! Inclusive temos um artigo sobre isso aqui. A tinta mineral arquitetura tem a alcalinidade elevada e não é alimento para fungos ou bolores. Daí sua resistência a esses “amiguinhos” um tanto quanto indesejáveis.

Como comprar?

Para adquirir a tinta mineral arquitetura, clique aqui.

Ou fale conosco neste número: (47) 3395 0230.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *