Na hora da reforma ou construção, planejamento é essencial para que o serviço saia conforme o planejado, com qualidade, mas também para economizar. Mas o planejamento é parte do processo. Para além dele, há diversos outros fatores que mapeamos e que, se observados na íntegra, ajudarão você e sua família (ou empresa) a economizar.

Veja, a seguir, 13 dicas para quem quer economizar na obra ou na reforma.

1. Planejar antes de começar

Sem um bom planejamento, nenhuma obra ou reforma pode dar certo. Se der, acredite, foi pura sorte. Mas como não devemos contar com a sorte, sobretudo quando envolvemos nosso dinheiro – muitas vezes escasso – temos de planejar cada mínimo detalhe. 🏠

Por exemplo: se estamos com a ideia de reformar 2 quartos de uma casa, envolvendo nisso a troca de portas e a pintura interna, devemos cumprir exatamente o planejado. Não podemos, do nada, decidir que também iremos trocar o telhado, pois esse serviço a mais pode comprometer aquilo que foi orçado inicialmente.

Aí o risco é não terminar nem os quartos, nem os telhados. Por isso, além de planejar, você precisa obedecer aquilo que foi planejado, pois tudo isso envolve dinheiro!

2. Fazer orçamentos com mais de um profissional

Outra dica para economizar é fazer orçamentos com mais de um profissional. Você não pode, nem deve, fechar contrato com o primeiro orçamento que recebe. Converse, antes, com outros profissionais da região. Veja o quanto eles estão cobrando. Em cima disso, tenha uma média de preço que estará disposto a pagar.

Mas, lembre-se: o barato às vezes sai caro.

3. Contar com mão de obra qualificada

Além de fazer mais de um orçamento, sempre busque contar com abra mão de mão de obra qualificada. Muitas vezes, o profissional “quebra galho” até é bom para serviços menores, mas quando falamos de uma reforma complexa, ou de uma obra que exige um pouco mais de atenção, até por questão de segurança, contar com profissionais experientes é fundamental!

4. Saber diferenciar diária de empreitada

Quando for contratar, saiba que há preços diferentes quando o contrato é por diária ou por empreitada. Veja quanto tempo a sua obra deverá durar e, em cima disso, calcule o que seria melhor no seu caso. Já adianto que não há “o melhor”, nem “o pior”. Cada caso é um caso. Mas atenção: alguns valores de diária podem encarecer muito a obra; nesse caso, negociar a empreitada (paga 50% no início da obra e 50% no final) pode ser melhor.

5. Comprar materiais em quantidade

A compra de materiais em quantidade costuma baratear o custo final. Essa dica aqui vale mais para grandes reformas ou construções. Mas se esse não for o seu caso, uma saída é comprar numa loja de material de construção de algum conhecido.

O mesmo vale para a loja de tintas. Caso não conheça nenhum empresário do ramo, busque empresas que tenham a prática de dar descontos ou de fazer boas negociações.

6. Negociar descontos com um fornecedor

Caso encontre um bom fornecedor, indique a ele que você pretende comprar só dele dali por diante. Isso pode ajudar a fazer com que receba algum desconto pela sua “fidelidade”.

7. Escolher materiais de qualidade

Outro ponto muito importante é a qualidade dos materiais. Conseguir desconto em produtos ruins não adianta nada, pois, depois, você terá de comprar tudo de novo com outro fornecedor. Então, muito cuidado ao escolher os materiais que serão utilizados na sua reforma. Não aposte em coisas sem qualidade só em função do preço. Como já dissemos, o barato costuma sair caro demais.

8. Criar a cultura do “desperdício zero”

Crie a cultura do desperdício zero. É muito comum em alguns canteiros de obra o descarte diário de um “bocadinho” de cimento que não foi todo utilizado naquele dia. Oras, isso ao longo de um mês levantaria uma casa. Não tolere desperdícios. Converse com seus profissionais, conscientizando-os da importância de reaproveitar tudo quanto possível.

9. Abrigar bem os materiais (cimento, tijolo, etc.)

Outro fator que leva ao desperdício de materiais é o armazenamento. O cimento, por exemplo, em ambientes muito úmidos ou em que pega água da chuva pode simplesmente endurecer dentro do saco. Daí o prejuízo é certo. Abrigue os materiais da obra fora do alcance da chuva ou do sol.

10. Colocar a mão na massa

Colocar a mão na massa é outra forma de economizar. Às vezes você mesmo pode ser o ajudante do seu pedreiro. Isso fará com que ele não precise contratar outro colaborador.

11. Dar uma chance para a pasta de cal

A pasta de cal ajuda você a ganhar tempo, pois vem pronta para uso. Por ser um produto estável e fabricado em grandes lotes, reduz erros de dosagem e mantém homogeneidade em aplicações específicas e detalhadas. Ela é ideal para acabamentos impecáveis.

12. Usar tinta mineral

Outra solução que ajuda a trazer economia é o uso de tintas minerais. Rendem muito bem e possuem excelente custo benefício. Além disso, por serem bastante duráveis, vai fazer a sua reforma render mais. Fora que ela é bem resistente ao mofo e não tem cheiro.

13. Reuse: aposte em materiais já utilizados

A nossa última dica é apostar em materiais já utilizados. Muitas vezes, numa obra ou reforma, jogamos muita coisa fora. Mas já parou para pensar que uma porta velha pode virar uma mesa? E que os bocais de luz que você irá trocar podem ser úteis em outro lugar da casa? Utilizar materiais que iriam para o lixo é uma boa dica para economizar na reforma ou construção.

Mais dicas em nosso blog

Se gostou dessas dicas, repasse aos seus amigos. 😀

E fique à vontade para acessar outros artigos como esse em nosso blog: www.krotentintas.com.br/blog

Imagem: Construção – foto criado por pvproductions

16 thoughts on “13 dicas para economizar na reforma ou construção

  1. Inova Incorporadora says:

    Exccelente conteúdo. Trabalho com obras há mais de 15 anos e todo dia a gente tem algo novo a aprender. Particularmente eu não conhecia a tinta de vocês, parece ser um grande produto.

  2. Ursula Dandolini says:

    Economizar é uma coisa, mas colocar produto sem qualidade é outra bem diferente. Quando fala economizar, eu sempre penso em negociar melhor com o fornecedor, melhorar os prazos de entrega pra reduzir a mão de obra, sem perder em qualidade da entrega ao cliente. Gostei do conteúdo dequalquer forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *