A Tinta Mineral Ecológica tem como principais finalidades a proteção e o embelezamento da superfície onde será aplicada. Mas para proteger, ela precisa ser resistente a alguns fatores. Como isso é medido?

Como outras tintas residenciais, as tintas minerais também são classificadas em níveis de qualidade segundo a sua resistência à lavabilidade (ou abrasão). Quanto mais resistentes elas forem ao esfregar de uma esponja ou pano, maior será a sua pontuação. 📈

Lavabilidade

Para entender melhor o que é a lavabilidade, que muitas vezes confunde a cabeça dos consumidores, é necessário compreender o significado de lavável. Quando uma tinta é lavável, quer dizer que ela tem resistência para sofrer a limpeza com um pano ou esponja sem que a tinta saia no pano/esponja

tinta mineral

A lavabilidade, em termos técnicos, é a resistência que a tinta tem receber a aplicação de um pano/esponja com produtos de uso doméstico, sem que isso interfira na qualidade da tinta que já está na parede.

Uso interno X Uso externo

As tintas são classificadas em categorias. As de uso interno, que são as chamadas “econômicas”, apresentam uma lavabilidade mais baixa, ou seja, resistem menos à aplicação de um pano ou esponja para limpeza.

As tintas para uso em exterior, por sua vez, devem ter melhor qualidade, pois vão estar sujeitas às intempéries do tempo, como chuva e sol – fatores que vão fazendo com que ela perca a sua vida útil com o tempo. Por isso, elas apresentam uma lavabilidade mais alta.

Como essa resistência é testada?

São feitos ensaios de qualidade que mensuram essa resistência. Esses ensaios são realizados pelas empresas fabricantes, tudo controlado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI). Os testes são realizados depois de a tinta estar seca e em condições específicas.

Lavabilidade e durabilidade

Quando vamos comprar tinta, o que mais buscamos é uma tinta que tenha durabilidade, que tem relação direta com a lavabilidade. Ou seja, uma tinta durável é, sim, uma tinta com lavabilidade alta.

Durável, sem cheiro e lavável

Mesmo sendo recente no Brasil, novas tecnologias de tintas ecológicas sem cheiro, com mais durabilidade, estão pouco a pouco ganhando espaço e entrando no gosto dos consumidores.

Desde muito tempo a Europa já está usando tinta com baixo teor de compostos orgânicos, tendendo ao uso de tinta ecológica. Essas tintas são muito resistentes e tem uma durabilidade bem superior às tintas convencionais utilizadas no Brasil.

A utilização da tecnologia da tinta natural mineral já está no Brasil há pelo menos 30 anos, mas ainda é pouco conhecida. Elas são produzidas a partir do silicato de potássio, que é o vidro líquido. Só que a parede não fica brilhante, ela fica com o acabamento muito parecido com o da tinta fosca convencional. Pode, inclusive, ser utilizada para aplicação sobre textura, para conferir cor à superfície.

Como aplicar a tinta mineral?

O sistema de aplicação é o mesmo utilizados nas tintas convencionais, rolo e pincel, porém os benefícios são bem superiores.

Só para se ter uma ideia, a tinta mineral à base de silicato, após aplicada, reage quimicamente com a superfície da parede. Após reagir, a tinta mineral cria uma resistência tão grande, que ela acaba fundindo com a superfície, ou seja, forma um único corpo e fica impossível de remover com pano ou esponja.

Duelo entre Tinta Acrílica e Tinta Mineral

O vídeo abaixo faz um comparativo em termos de lavabilidade entre tinta acrílica e tinta mineral: ⤵️

Tinta mineral: a melhor resistência

As tintas minerais são ecológicas (em sua produção não são utilizados derivados de petróleo e, por isso, não contém COV – Composto Orgânicos Voláteis), são sem cheiro e ainda possuem uma resistência acima do padrão.

Por tudo isso, não há dúvidas: quando o assunto é meio ambiente, resistência, tinta mais saudável para a família e os pets, só há uma opção: a tinta mineral.

2 thoughts on “Tinta Mineral Ecológica de alta resistência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *