Seja para fazer uma pintura ou para o time futebol, cada brasileiro tem uma indicação na hora da “escalação”. Porém, normalmente, ninguém fica responsável pelos resultados.

A diferença é que, com a escalação errada no time de futebol ⚽, quem sai perdendo é o time. Mas com a “escalação” errada para a tinta da parede, quem sai perdendo é você! Por isso, todo cuidado é pouco!

Pincel em mãos e pronto?

Para fazer a pintura de uma parede, o profissional deve ser responsável pela indicação da tinta e pelo serviço prestado. Em muitos casos, o que se percebe é a falta de capacitação do pintor. E alguns acreditam que basta apenas ter um pincel e um rolo em mãos e pronto. 🚧

Mas não é bem assim que a coisa funciona. A preparação da superfície é fundamental para o bom resultado da pintura. Quando pensamos que só uma demão de tinta vai resolver, podemos estar piorando a situação.

E aí não tem tinta que dê jeito. O resultado não vai sair como o planejado!

Como preparar uma parede para pintura?

Para garantir que sua pintura fique em boas condições e tenha durabilidade, três fatores são fundamentais.

1) Preparação da superfície:

Antes de iniciar a pintura, é necessário deixar a parede em condições de receber a tinta. A maior demanda de tempo durante o processo de pintura deve ser, justamente, na preparação.

Quando se fala em preparação, isso quer dizer que você precisa retirar partes soltas, raspar, lixar, esperar o tempo adequado para aplicar o fundo/selador e cuidar do tempo entre demãos indicado pelo fabricante.

2) Escolha da tinta:

A escolha da tinta é essencial, pois ela fará o acabamento e dará aquele toque final. Escolher uma marca conhecida é fundamental, mas a qualidade do material conta muito para um bom desempenho do acabamento da obra.

Uma das indicações mais promissoras empregadas atualmente no Brasil é a tinta mineral. A tinta mineral confere à superfície um acabamento fosco sofisticado e, além disso, permite sua respirabilidade, evitando a umidade e o descascamento da tinta.

3) Ferramentas:

Para executar um serviço de alta qualidade, é muito importante usar as ferramentas adequadas. Outro fator que irá interferir é o clima – chuva ou sol. Isso mesmo, se o tempo estiver chuvoso ou com umidade alta, pode comprometer o trabalho.

NBR 13.245

A norma NBR 13.245 recomenda que, em caso de reboco novo, é preciso aguardar a sua secagem por 28 dias, no mínimo, antes da pintura. Também é preciso limpar bem a superfície, eliminando as partes soltas. Faça isso raspando, lixando ou escovando. Nos casos de gordura ou graxa, use água e detergente. Depois, não esqueça de enxaguar e aguardar a secagem.

E quanto ao mofo?

Se a parede estiver com problema de mofo, lave a superfície com solução bactericida. Aguarde uma hora para fazer efeito e só depois enxágue. Repita a operação até que o mofo desapareça. E não esqueça: para cada medida de bactericida (tipo Pinho Sol), use duas medidas de água potável. 

Corrigindo as imperfeições

Para corrigir imperfeições profundas no reboco, use argamassa. Quando as imperfeições forem rasas, utilize a massa niveladora adequada (massa para exterior nas superfícies externas e massa para interior nas superfícies internas). Se o reboco estiver fraco, aplicar uma demão de fundo preparador.

Dependendo das condições em que se encontram as superfícies de alvenaria, é preciso um tratamento diferenciado. Em superfícies muito absorventes (porosas), como gesso, fibrocimento, tijolo etc., use o fundo preparador diluído, conforme as indicações descritas na embalagem. 

Em casos de repintura, elimine qualquer espécie de brilho, usando lixa de grana mínima 360.

Se tiver mais dúvidas, não continue o processo. Faça contato com o fabricante, que certamente vai repassar mais informações do que fazer.

Acerte na escolha, use Kröten

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como preparar superfícies para receber tinta, não esqueça de “escalar” a tinta certa!

A tinta mineral é ecológica, não utiliza componentes químicos tóxicos, e é ideal para quem tem crianças em casa, pets, ou problemas de alergia ao cheiro da tinta. 😊

Foto: freepik / foto criada por rawpixel.com

One thought on “Tinta para pintar parede de alvenaria? Conheça algo diferente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *