Quais ferramentas são as mais indicadas para aplicar a tinta mineral na parede? Essa é uma pergunta muito comum, afinal, dizem que para cada tinta há um rolo ideal a ser utilizado. Mas será que isso é mesmo verdade?

O fato é que a aparência final da pintura depende bastante da qualidade do rolo. Aliás, os profissionais da área costumam até dizer que “a tinta pode ser boa como for, mas se o rolo for ruim, o resultado pode não ser o melhor“.

Então, se você também tem essa dúvida, vamos esclarecê-la neste artigo!

Tinta, a protagonista da obra

Em uma obra nova ou reforma, a tinta sempre se torna a protagonista, a cereja do bolo, pois ela representa o toque final da construção.

No entanto, é fundamental ter o máximo de cuidado quando vamos aplicá-la, e devemos utilizar as ferramentas mais adequadas pra isso.

Escolhendo as ferramentas

Existem diversas ferramentas para aplicação. Dentre elas, podemos citar os pincéis, rolos e trinchas. Mas qual seria a melhor opção para a tinta mineral?

Rolo de lã baixa

O rolo de lã baixa, ou anti-gota, como é conhecido, é ideal para superfícies lisas ou com massa corrida. Por trazer excelentes resultados visuais, ele é o preferido quando o assunto é acabamento fino.

Rolo de lã alta

No caso de uma superfície mais rugosa, ou rústica, é possível utilizar rolo com lã mais alta. Porém, há um inconveniente: ele vai respingar um pouco mais durante a aplicação.

Neste caso, é importante isolar com fita as áreas onde você não deseja pintar. Em especial no caso das tintas minerais (que é o nosso caso!), pois são produzidas à base de silicato de potássio, ou seja, vidro líquido.

Não há mistério para aplicar tinta mineral

Desmistificando o que muita gente acredita, para aplicar a tinta mineral você pode utilizar as mesmas ferramentas que já seriam utilizadas na aplicação de uma tinta acrílica convencional: o mesmo pincel para os recortes/cantos e o mesmo o rolo de lã baixa para o restante da parede.

Se for uma parede mais lisa, com massa corrida, a regra é optar pelo rolo de lã baixa. Se a superfície for mais rústica, tiver apenas no cimento, a indicação é o rolo de lã mais alta.

Até a próxima!

Imagem: Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com

5 thoughts on “Quais ferramentas devo utilizar para aplicar tinta mineral?

    • admin says:

      Olá…. você pode usar as mesmas ferramentas que são empregadas para a massa tradicional, exatamente o mesmo processo! Ficamos a disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *