Algumas dicas de pintura são essenciais para se obter um bom resultado final. Mesmo que você escolha uma tinta de qualidade, caso não se atente a alguns critérios importantes, corre o risco de apenas estar perdendo tempo e jogando dinheiro fora.

Foi pensando nisso que selecionamos 5 dicas de pintura que vão ajudar a evitar erros comuns que muita gente comete. E sabe o que é melhor? Com elas você mesmo poderá fazer a aplicação da tinta na sua casa. 🏠

1. Cores fortes: uso ou não uso?

Quando você escolhe uma cor no catálogo, ela parece linda. Mas quando aplicamos na parede, algumas vezes ficamos com a impressão de que o resultado não ficou tão bom quanto parecia.

Cores fortes podem deixar seu ambiente “pesado” ou “carregado”. Por outro lado, elas dão uma vida ao cômodo. Cores mais brandas costumam acalmar, mas em alguns casos elas até deprimem. Por isso, busque o equilíbrio

Uma maneira legal de acertar é optar por cores mais claras nas paredes e usar tons mais fortes nos detalhes. Se precisar de mais informações sobre a cor de tinta ideal aí pra sua casa, temos um artigo completo sobre isso neste link.

2. Muita atenção às ferramentas, siga as dicas de pinturas

Profissionais da área normalmente já têm as ferramentas adequadas para cada tipo de pintura. Para quem não atua na área, é normal que tenha apenas o “quebra galho” – 1 pincel, 1 rolo, 1 cabo…

Mas já adiantamos que ter as ferramentas certas é um requisito fundamental para dar um acabamento melhor à sua parede. A escolha de um rolo errado, por exemplo, além de gerar muito mais sujeira, ainda vai comprometer a beleza da sua parede e o resultado final da sua obra.

Na dúvida do que comprar, sempre peça orientação na loja, e lembre-se de cuidar bem da limpeza dos equipamentos, lavando tudo após um dia de trabalho. Isso faz com que eles tenham uma vida útil maior e certamente você poderá utilizar em outras pinturas.

3. Preparação da superfície

Um dos erros mais comuns para quem vai pintar sem a ajuda de um profissional é na falta da preparação da superfície. Certamente, a arte de pintar é maravilhosa! Porém, o tempo maior se dá na preparação da parede!

Preparando adequadamente a superfície, o acabamento ficará bem melhor. Então, não esqueça de fazer a limpeza adequada para cada local onde vai receber a pintura. Evite usar produtos com cloro.

Dica importante de pintura: nas embalagens das tintas sempre há uma orientação precisa para isso. Leia tudo atentamente e mãos à obra! 👷‍♂️

dicas de pintura

4. Acabamento: a cereja do bolo

Basicamente, as tintas apresentam 3 tipos de acabamento: fosco, que é o mais tradicional; acetinado, utilizado principalmente em interiores; e semibrilho, mais empregado em ambientes que necessitam de limpeza com maior frequência.

E aqui vem uma DICA INÉDITA: a tinta mineral é bastante versátil tanto para ambientes internos, quanto externos. Além de ser resistente a mofo, apresenta acabamento fosco e tem a resistência de um semibrilho. Pode ser a solução ideal para quem não consegue decidir entre fosco, acetinado ou semibrilho. Vale a pena tentar! 

5. Aplicação

Você provavelmente já deve ter visto um pintor trabalhando. Mas talvez não tenha se atentado para a forma como ele passa o rolo na parede, essa dica é fundamental para que a sua pintura fique com acabamento melhor.

A forma mais adequada é sempre fazendo o desenho de W, indo para cima e para baixo, como se estivesse fazendo um W imaginário, e voltando para retocar quando necessário. 

Se gostou dessas 5 dicas de pintura, fica o convite para acessar outras que damos em nosso blog: www.krotentintas.com.br/blog

 

 

3 thoughts on “5 dicas de pintura: evite erros e tenha melhor resultado

  1. Cond.Edif.Lyra..Perdizes says:

    Achamos interessante, para o ano 23 vamos querer pintar nosso prédio com grande metragem de argamassa.
    Vocês podem nos indicar algumas empresas para fazer está pintura?
    Nota 10 para orientação bem feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *