Madeira costuma ser um desafio até para pintores profissionais. Isso porque não basta saber pintar. A qualidade final do trabalho vai depender do tipo de madeira, do produto escolhido e da técnica usada.
Pintar parede e pintar madeira são coisas bem diferentes. Enquanto a parede é previsível, estável, a madeira pode ser bem instável, sobretudo aquelas espécies que costumam “trabalhar” após o corte. Fora que a madeira tem um esquema de dilatação e contração que pode ter uma variação bem grande, o que acaba gerando aquela aparência de trinca.
Mas, calma! Nem tudo está perdido. Para que a pintura em madeira dê certo, você precisa equacionar três fatores fundamentais: 1) entender o tipo de madeira que está usando; 2) acertar na escolha do produto (tinta, resina, etc.) e 3) seguir o passo a passo correto.
Vamos abordar tudo isso no artigo a seguir. Boa leitura!
Dá pra pintar madeira?
Sim, com certeza.
A questão é identificar a madeira corretamente, entender suas possibilidades e limitações e, a partir desse estudo, iniciar o trabalho. Dependendo da espécie escolhida, sobretudo aquelas que dilatam e contraem com mais frequência (em função de umidade, calor, etc.), você terá que selecionar uma tinta mais flexível, que tolere bem esse “remexer” da peça.
Se a madeira for virgem, em tese, ela está pronta para receber selante e/ou tinta. Claro, você deve primeiro lixar a peça de modo a garantir uma superfície mais coesa.
Caso a madeira seja velha, com selante ou tinta velhos, será necessário remover a tinta/selante. Após isso, em alguns casos será preciso colocar massa para tapar buracos e rachaduras. Uma vez seca a massa, é hora de lixar, limpar e proceder com a pintura em si. Pintura finalizada, ainda pode passar um verniz por cima para aumentar a proteção.
Como melhorar a vida útil da madeira?

A vida útil da madeira pode ser ampliada de várias formas. Embora a madeira tratada seja mais resistente do que uma que não recebeu qualquer tipo de tratamento, fato é que, mesmo tratada, se ela ficar exposta a sol e chuva, sua durabilidade cairá bastante.
Portanto, a primeira dica é: evite deixar a madeira exposta diretamente às intempéries do tempo. Sol e chuva incidindo sobre a peça dia e noite, mesmo que seja tratada, resultará em efeitos bem desagradáveis no médio e longo prazos.
A segunda dica é aplicar, regularmente, produtos capazes de aumentar sua resistência, como esse óleo madeira. Indicado para aumentar a vida útil, é um produto natural com alto poder de penetração na superfície, realçando os veios e detalhes do substrato.
Uma vez tratada, a madeira também pode receber camadas de tinta, que seria uma proteção a mais. Selantes também são uma boa pedida e super práticos de aplicar.
Pintar ou envernizar?

A decisão entre pintar ou envernizar uma peça de madeira é muito mais uma questão estética do que técnica. A escolha depende do visual que você deseja atingir e do uso que fará da peça no ambiente.
Se a sua intenção é realçar a textura natural da madeira, mantendo seu aspecto rústico e valorizando seus veios e nuances, o verniz pode ser a melhor opção. Ele oferece uma camada protetora transparente que mantém o aspecto natural da madeira, ao mesmo tempo em que a protege contra desgastes e agressões externas, como umidade e manchas.
Se o objetivo é alterar completamente o visual da madeira, com cores diferentes e um acabamento mais uniforme, a pintura pode ser mais adequada. Com ela, você pode criar contrastes e explorar uma variedade de cores para combinar com o estilo do ambiente, seja em interiores modernos ou rústicos.
É importante considerar também o local onde a madeira será usada.
Ambientes externos ou expostos a condições climáticas mais severas, como sol intenso, umidade e maresia, necessitam de uma proteção mais robusta. Nesse caso, tanto a pintura quanto o verniz podem ser aplicados, mas é necessário escolher produtos que ofereçam resistência a essas condições mais agressivas. Existem no mercado vernizes especiais para ambientes externos, com fórmulas que protegem a madeira contra a radiação UV e a umidade, assim como tintas que são desenvolvidas especificamente para resistir ao desbotamento e ao desgaste provocado pelo clima.
Já em ambientes internos, onde a madeira está mais protegida das intempéries, as escolhas podem ser mais flexíveis. As peças internas podem, inclusive, manter-se de modo in natura, especialmente se você deseja um visual mais minimalista e orgânico. No entanto, é importante lembrar que, mesmo dentro de casa, madeiras não tratadas ficam mais suscetíveis ao ataque de pragas como cupins. Por isso, seja qual for a escolha entre pintar ou envernizar, certifique-se de que a madeira está devidamente protegida.
Além da estética e da proteção, outra vantagem do verniz é que ele realça a beleza natural da madeira, intensificando seus tons e texturas sem cobrir suas características originais. Já a pintura, ao permitir a personalização por meio de cores, pode se adaptar a diferentes estilos e tendências de design.
Assim, a escolha entre pintar ou envernizar deve levar em conta tanto a funcionalidade e o ambiente da peça quanto o estilo decorativo que você deseja para o seu espaço.
O passo a passo para quem vai pintar madeira
Existe um passo a passo que você pode seguir quando for pintar alguma madeira.
Abaixo, fizemos um pequeno resumo do que precisa ser feito.
- Escolha a madeira que deseja pintar;
- Lixe para retirar farpas e imperfeições (lixa fina);
- Limpe a peça com um pano seco (para tirar o pó);
- Se for o caso, use massa para reparar defeitos;
- Passe um fundo preparador antes da tinta;
- Espere secar e aplique a tinta de sua preferência;
- Depois de seca, pode ainda passar um verniz protetor.
Pronto! Eis um resumo do que você que vai pintar madeira deve fazer.
Óleo madeira

Agora, se você não vai pintar, mas precisa conservar a madeira, aí a dica é bem mais rápida: simplesmente lixe e, depois da peça limpa, passe o óleo madeira (no caso do óleo madeira, não há necessidade de aplicar fundo ou selador). Terminou!
Apropriado para todas as superfícies de madeira, novas ou desgastadas pelo tempo, como: casas, forros, portões e peças de artesanato.
Após a sua secagem, pode ser realizada limpeza com água em alta pressão, mantendo as superfícies limpas e protegidas. Devido à sua ação de hidrorrepelência, este óleo faz com que a peça “suje menos”, pois não propicia o acúmulo de poeira. Para quem mora em locais de maresia, onde o clima é mais selvagem, o óleo protege a madeira de algas e fungos.
Detalhe: nas superfícies onde são aplicadas o óleo madeira você sentirá um agradável cheiro natural de frutas cítricas, não tóxico e não poluente.
Se tiver interesse em saber mais sobre o óleo madeira, clique aqui.
Gostou do conteúdo? Saiba mais clicando no botão a seguir. Nossos especialistas estão prontos para te atender.
gostei muito do site parabéns pelo conteúdo.
Parabéns pelo artigo.
desejo-lhe sucesso!
SHow! Obrigado!
Quero testar em bambum. Podem me passar um contato pelo whatsapp para eu chamar? obrigada
A tinta mineral é indicada para paredes de alvenaria, mas vou te passar o contato da nossa técnica para retirar suas dúvidas (47) 3395-0640