Uma, duas, três e até quatro demãos. Sim, tem tinta que precisa de muitas demãos para que o resultado fique legal. Mas será que essa é a regra? Neste artigo nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

A quantidade de demãos necessárias para que a pintura fique boa depende de vários fatores, como o tipo de tinta, o tipo de superfície, o estado da superfície e o quanto de cobertura (demãos) é desejado. Em geral, para obter uma cobertura perfeita, duas ou três demãos são necessárias. Enquanto que para algumas superfícies serão exigidas mais demãos, em outras serão exigidas menos. É importante seguir as instruções do fabricante para determinar a quantidade correta de demãos para o melhor resultado.

Tipos de tinta x quantidade de demãos

Determinar o número de demãos a serem aplicadas na superfície que será pintada depende, dentre outros fatores, do tipo de tinta. Geralmente, as tintas acrílicas ou minerais exigem menos demãos do que as tintas à base de solventes (como a látex).

Fato é que a quantidade de demãos vai variar conforme a qualidade da tinta e com o fabricante – isso mesmo, pois você pode ter duas tintas semelhantes, acrílicas ou minerais, mas com qualidade superior e/ou inferior, dependendo de quem a fabrica. 

No caso da tinta mineral, se você aplicar uma demão de preparador mineral e, depois, duas camadas de tinta mineral, o resultado tende a ser surpreendente. 

Tipos de superfícies 

O tipo de superfície que será pintada interfere na quantidade de demãos de tinta necessárias para obter o melhor resultado. 

Superfícies porosas, como madeira, tijolo e gesso, tendem a absorver mais tinta, demandando mais demãos. Enquanto superfícies lisas, como metal e plástico e uma parede bem preparada, absorvem menos, logo, demandando menos demãos. 

Por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante da tinta para determinar quantas demãos serão necessárias para cada superfície. Ah, e algumas superfícies, de fato, exigem a aplicação de fundo preparador antes da tinta – para garantir que a tinta adira corretamente. Noutras superfícies, o fundo é opcional (mas sempre recomendado).

Explicando: quando a superfície exige o fundo preparador, caso você não o faça, a qualidade final da pintura será comprometida. Em paredes ou outros locais que o fundo preparador é opcional, ele é recomendado apenas para melhorar a aplicação.

Estado das superfícies x demãos

O estado da superfície (bom ou ruim) também influencia diretamente na quantidade de demãos. 

pintura

Para que a tinta tenha boa aderência à superfície, é necessário que a mesma esteja limpa, lisa, seca e sem qualquer material estranho, como oxidações ou tintas mal aderidas. Se a superfície não estiver adequadamente preparada (o que não é o caso da imagem acima 😂), pode ser necessário aplicar várias demãos de tinta para garantir que a pintura fique uniforme e com uma aderência adequada – isso, claro, depois da remoção da tinta velha e limpeza. 

Se a superfície estiver limpa e seca, lisa e com o fundo preparador, certamente serão necessárias menos camadas para obter um bom resultado.

Cobertura desejada e fundo preparador

O fundo preparador é um produto que ajuda a uniformizar a absorção de tinta, selar a superfície e aumentar a coesão e aderência da tinta. Isso pode melhorar a qualidade da aplicação, pois o fundo permite que a tinta seja absorvida e fixada na superfície da maneira correta, resultando em uma aplicação mais uniforme, duradoura e resistente

Se você quer dar apenas uma cobertura superficial, para reforçar o tom de pintura que já estava na parede – considerando que a mesma está apta a ser pintada – basta uma demão. 

No entanto, se você usar um bom fundo preparador, até para obter um resultado excelente será necessário menos demãos, pois o fundo preparador otimiza o uso da tinta. O vídeo a seguir vai trazer mais luz ao assunto:

Quantas demãos são necessárias…?

Como vimos, depende muito da superfície a ser pintada, da qualidade da tinta, bem como da preparação que se dá antes da pintura. Nós, da Kröten, indicamos que você use um fundo preparador (mineral) sempre que isso for possível. E, depois de aplicar o fundo, inicie a pintura (com tinta mineral). Isso vai dar um resultado impecável, bonito e duradouro. 

Se quiser ver os preços dos nossos produtos, clique aqui e vá para a nossa loja on-line.

E para conferir outros artigos sobre pintura, decoração, obras e reformas, acesse o nosso blog: www.krotentintas.com.br/blog 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *