Nem toda superfície está pronta para receber tinta. Na maioria das vezes, é necessário aplicar antes o fundo preparador e/ou a massa corrida. Veja, a seguir, em quais situações você deve usar cada um.

Fundo preparador e massa corrida não são, necessariamente, itens que se excluem. Você pode usar na sua obra apenas um deles ou mesmo os dois juntos. Tudo vai depender das características da superfície que precisa ser pintada.

Neste artigo, vamos te apresentar alguns dados que tornará mais fácil a sua escolha, seja pela massa corrida ou pelo fundo preparador.

Se gostar desse conteúdo, fica o convite para conferir outros aqui: www.krotentintas.com.br/blog. Temos conteúdos novos a cada 15 dias. 😀

O que é fundo preparador?

Sem delongas, o fundo preparador nada mais é do que um tipo de revestimento que vai ficar entre a superfície a ser pintada e a tinta. Item praticamente obrigatório para casos de repintura, ele ajuda a uniformizar a absorção da tinta pela parede que está sendo pintada, agregando partículas que estão soltas na parede.

Toda pintura precisa aplicar o fundo preparador? Não. Quando se aplica tinta mineral sobre tintas acrílicas remanescentes, o fundo preparador mineral é dispensável. Em todos os demais ele deve ser utilizado.

E onde que a massa corrida entra nessa história?

A massa corrida tem um papel um pouco diferente, que é o de corrigir imperfeições. Ela vai ser indicada para paredes mais acidentadas, em que é preciso ajustar desníveis. Contudo, orienta-se que antes de entrar com a massa, que se utilize o fundo preparador para deixar o local mais apto a receber a pasta da massa.

Fundo preparador ou massa corrida?

Se for uma parede já pintada, mas que está descascando, soltando aquele pó de tinta velha, tem que passar o fundo preparador. E se houver desníveis consideráveis, muita deformidade ao longo da parede ou do teto que está sendo trabalhado, então a aposta tem que ser na dobradinha fundo preparador (antes) + massa corrida (depois)

Massa corrida mineral

A massa corrida mineral, para uso interno, é elaborada com insumos naturais, isenta de compostos orgânicos voláteis, totalmente sem cheiro e sem danos à saúde humana e animal. Com acabamento liso e sofisticado, simples de aplicar e fácil de lixar, é indicada exclusivamente para ambientes internos.

Sua alcalinidade a torna naturalmente resistente a fungos, algas e bactérias. Por isso, é ideal para ambientes residenciais, hospitalares, consultórios médicos e construções que estão em áreas sujeitas a mofo ou muito úmidas.

Massa corrida tradicional e massa corrida mineral

Elas têm exatamente a mesma função: corrigir superfícies ou alisar paredes internas. Porém, a massa corrida mineral se funde com a parede, deixa a superfície respirar e evita certas  patologias comuns de paredes úmidas.

Massa mineral lisa ou massa corrida mineral

A massa mineral lisa é indicada para corrigir imperfeições externas. Ela tem mais resistência, mas, ainda assim, deixa a parede respirar. Já a massa corrida mineral é indicada somente para uso interno. Ambas possuem o benefício da respirabilidade.

Fundo preparador mineral

O fundo preparador mineral é um primer mineral líquido de alto poder de penetração nas superfícies, alcançando até 4mm – fato que garante grande performance da tinta aplicada. Outro efeito da aplicação do fundo preparado mineral é o aumento da durabilidade e vida útil da tinta e redução dos custos com manutenção a curto/médio prazo.

Sem cheiro e livre de componentes nocivos à nossa saúde, pode ser aplicado em áreas internas, mesmo com alérgicos ou animais de estimação por perto. Não contém os temidos compostos orgânicos voláteis, que são o que dá aquele cheiro forte de tinta. Aliás, o ambiente pintado com o fundo preparador mineral pode ser habitado imediatamente.

Onde comprar

Se você está em busca de fundo preparador, recomendamos começar por este.

Mas se sua ideia é a massa corrida, então clique aqui.

E se precisar de tinta para aquele belo acabamento final, acesse este link.

Conheça também a Massa Corrida Mineral:

fundo preparador

2 thoughts on “Fundo preparador ou massa corrida. Como escolher?

    • admin says:

      A ideia do fundo preparador é aumentar a ancoragem da tinta, ou seja, como o nome já diz, preparar a superfície para receber a tinta e aumentar a aderência. Quando tem uma parede firme, com reboco forte, realmente não há necessidade, mas lembre-se de diluir a primeira demão um pouco mais, para a tinta penetrar mais. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *