Fim de ano é sinônimo de férias! E como somos uma empresa empenhada em viver boas práticas de sustentabilidade🌱, nada como dar dicas aos nossos amigos e clientes sobre férias sustentáveis! Bora?

Entra ano e sai ano, sempre que chegam os meses de dezembro e janeiro boa parte das famílias brasileiras começam a pensar nas férias. E não poderia ser diferente, né?! É nesse período que muitas empresas dão férias coletivas e os colégios entram em recesso. 

É tempo, portanto, de recarregar as energias para acolher com alegria o ano que se inicia.

Nós, da Kröten, acreditamos que a pegada da sustentabilidade precisa nos acompanhar em todas as nossas ações. Seja dentro ou fora da empresa, agir como um “amigo do meio ambiente” é tarefa para a vida. Por isso, neste artigo, daremos 5 dicas para você sair de férias com sustentabilidade

Prepare as malas, reserve as passagens e #PartiuFérias! ✈️

1. Busque locais de hospedagem com práticas sustentáveis

sustentabilidade

Quando estamos selecionando o destino de férias, algo que sempre vai constar na sua lista de tarefas é a escolha da hospedagem, certo? Nessa escolha, tente optar por locais que possuem condutas sustentáveis, tais como:

  • Separação de lixo;
  • Uso de energia renovável;
  • Horta comunitária;
  • Zero exploração animal;
  • Reaproveitamento de água;
  • Entre outras.

Ao escolhermos locais com boas práticas ambientais, valorizamos esse nicho de mercado e ainda incentivamos a outros que não seguem essa mesma pegada a pensar no assunto.

2. Tente fazer mais coisas caminhando

Ao chegar no local de destino, dê férias para o seu carro

É isso mesmo! Tente fazer mais coisas caminhando. Além de economizar gasolina, você se desloca de uma maneira 100% sustentável e, ainda por cima, muito saudável.

Fora que, caminhando, você consegue conhecer lugares que, de carro, acabam passando despercebidos. Ao andar pelas ruas e vielas de uma cidade você fica mais atento aos detalhes daquele local: histórias, arquiteturas, gastronomia, contato com os locais, etc.

Claro que há destinos que não têm acesso a não ser de carro. Mas, sempre que possível, uma vez chegando ao local de destino das suas férias acione o modo pedestre!

3. Valorize os estabelecimentos locais

Comprar do comércio local é uma forma de ser sustentável. 

Como assim?

Quando você compra de uma grande rede de atacado e varejo, os produtos que chegam até lá passam por uma longa cadeia logística – o que significa consumo de combustível com transporte, etc., para que a mercadoria chegue até o ponto de venda. 

Mas se você compra de um produtor local, em tese, ele produz na região onde tudo é consumido, e os gastos com transporte são menores – pois às vezes tudo é transportado apenas entre bairros.

4. Diminua seu lixo

Outro ponto que não pode ser descuidado é a produção desnecessária de lixo. Procure consumir apenas o necessário. Pense e repense antes de comprar itens que serão descartados em pouco tempo. Uma dica legal é sempre andar com uma garrafinha de água própria e copo reutilizável. Evite também o consumo de canudos de plástico. 😉

5. Lembre-se: barulho também é poluição

Muita gente pensa que apenas lixo e fumaça são poluições. Mas o barulho também é um tipo de poluição. Se você está indo para locais preservados, próximos a santuários ecológicos, pense que nesses lugares há todo um ecossistema que não deve ser perturbado. E barulho de música alta, cano de descarga (desregulados) de motocicletas, fogos, perturbam a fauna.

A dica aqui é bem simples: quanto mais você conseguir ser “presença discreta”, melhor será para o meio ambiente. Ser “presença discreta” significa causar o menor impacto possível, seja consumindo menos, reutilizando mais, fazendo menos barulho e buscando, de todos os meios, não interferir na fauna e na flora locais.

E aí, #PartiuFérias com sustentabilidade?! 🏖️

O coração ❤️ agradece! E a natureza 🌳 também. 

Green Building Council

Nossa preocupação com o meio ambiente vai além do discurso. Prova disso é que nós somos certificados pelo Green Building Council. Mas não é só isso. Nossa tinta é produzida a partir do silicato de potássio, ou vidro líquido, um produto atóxico, sem cheiro, transparente e que se solidifica após a secagem. Vale lembrar que nossas tintas não possuem os famosos VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis), altamente poluentes e muito prejudiciais à saúde humana e animal. Pensou em tinta mineral amiga do meio ambiente, pensou Kröten Ecotintas.

Conheça nossos produtos neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *