O museu público mais antigo da cidade de São Paulo está de cara nova. E sabe o que é mais legal? A tinta que agora reveste o Museu do Ipiranga tem nome e sobrenome: é da Kröten Ecotintas

A tinta mineral da Kröten Ecotintas agora estampa o Museu do Ipiranga. É isso mesmo. Você não leu errado. Um dos locais históricos mais importantes do Brasil passou por uma ampla reforma e, desde então, recebeu na parte da pintura a melhor tinta mineral do Brasil.

A seguir, vamos entender como isso foi possível e descobrir um pouquinho mais sobre este importante monumento, sem dúvidas um dos mais visitados do país.

O Museu do Ipiranga: história

Oficialmente, o Museu do Ipiranga tem o seguinte nome: Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Por isso, há quem o chame simplesmente de Museu Paulista. É o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é pura arte, um monumento-edifício que integra o conjunto arquitetônico do Parque da Independência.

O museu foi inaugurado em 7 de setembro de 1895. Nessa época, era chamado de Museu de História Natural. Até hoje, é um importante símbolo da Independência do Brasil.

Acervo

O Museu do Ipiranga guarda um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a independência do Brasil e o período histórico correspondente. 

Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro “Independência ou Morte”, pintado pelo artista Pedro Américo, em 1888. Ele recebe cerca de 350.000 visitas anuais.

A ampliação de coleções acontece por meio de doações ou aquisições.

Programas educativos

Além de exposições, as atividades do Museu do Ipiranga se estendem por meio de programas educativos, como cursos e pesquisas científicas. Ou seja, não é apenas um local de visitação, mas também de produção constante de conhecimento.

Reformas: de 2013 a 2022

Em agosto de 2013, o Museu do Ipiranga foi fechado ao público para que pudessem ser feitas obras de restauração e reparos. Ele foi reaberto agora, em 6 de setembro de 2022.

Uma das empresas fornecedoras de materiais para essa obra, neste caso, as tintas, foi a Kröten Ecotintas. Ela não entrou no processo em 2013, mas em 2019, perfazendo aí três anos de trabalho e muita parceria. Para entender um pouco mais sobre como se deu essa parceria, conversamos com o gestor comercial da empresa, Elton Bussolo Gomes.

Confira:

Elton, por qual razão a tinta mineral foi usada nesta obra?

Para realizar o restauro de uma obra desse porte, muitos profissionais estão envolvidos e há de se colocar muitas horas de empenho. No caso do Museu do Ipiranga, foi necessário utilizar materiais mais próximos possíveis aos da época da construção. Como houve a necessidade da utilização de tintas não plásticas, a melhor indicação foi a tinta mineral.

Por qual razão a Kröten foi escolhida – e não outra empresa?

A Kröten já tem grande parceria com a empresa responsável pela restauração de grandes monumentos, e já atendeu outras obras de grande porte, sempre com um produto de primeira linha e que não trouxe dor de cabeça. Outro fato que pesou foi a nossa capacidade de reproduzir um tom de tinta exatamente como o original, isso graças ao laboratório que temos na empresa e que é capaz de produzir tinta mineral em qualquer tom.

Fale-nos um pouco mais sobre essa composição de cor.

A composição de cor foi especialmente desenvolvida para a repintura do museu. Isso graças a uma cuidadosa análise da cor original e a utilização de corantes de baixo poder de desbotamento. Aqui quero destacar que os pigmentos que utilizamos são de origem mineral, como óxidos de ferro altamente resistente, extraído de jazidas certificadas.

A tinta utilizada foi a tinta mineral ecossílica, com acabamento fosco aveludado.

Quantos litros de tinta foram usados na obra?

Cerca de 3.500 litros de tinta foram utilizados na pintura do museu, além de pasta de cal, para reconstrução de parte do reboco e ornamentos. 

Ver a tinta da Kröten estampando um dos principais monumentos históricos da América Latina traz qual sentimento para todos a equipe Kröten Ecotintas?

Para nós, da Kröten, foi uma satisfação imensa participar dessa que foi uma das maiores obras de restauro da América latina. É um feito que certamente consolida a nossa marca e fortalece a nossa missão, que é oferecer produtos e soluções de alta performance que valorizam a arquitetura e a vida das pessoas.

Kröten Ecotintas, com informações da Wikipédia

4 thoughts on “Museu do Ipiranga e Kröten Ecotintas: o match perfeito

  1. Sônia Meireles says:

    Eu escolhi a cor terracota para pintura da minha casa, não vejo a hora de ficar tudo pronto, a seleção de usar Ecotintas, veio do Programa Prazer em Viver, onde aprendemos a escolher tudo e qualquer coisa para nosso consumo, com consciência,,,preservar o Planeta, cuidar de nossa casa! Valeu Tintas Kroten !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *