Quem tem crianças em casa sabe que nem sempre as paredes estarão livres de rabiscos e outras “obras de artes” que só nossos pequenos conseguem fazer. Mas pra tudo tem um jeito. E nós vamos provar!

Saber limpar uma parede rabiscada é um conhecimento quase obrigatório para quem tem crianças em casa. Por mais que queiramos ter todos os ambientes sempre limpos e organizados, a gente sabe que a energia e a alegria de nossos pequenos muitas vezes se manifesta de diferentes formas… e, às vezes, isso vem em forma de arte. 😂

Mas não há motivos para pânico. Para todo rabisco há uma solução. Neste artigo, vamos te mostrar como lidar com cada um deles, indicando os materiais mais adequados para deixar a parede novamente novinha em folha. Boa leitura!

Que tinta você usou?

Antes de ensinar como livrar as paredes dos rabiscos, é importante entender que tipo de tinta você usa em casa. Há tintas de baixa qualidade que só de passar um pano úmido já começam a soltar.

Tintas laváveis, por outro lado, apresentam muito mais resistência na hora da limpeza. Então, é muito importante que você consiga identificar o tipo de tinta aí da sua parede – até pra saber qual tipo de tratamento é o mais indicado em cada situação.

Parede rabiscada com grafite

Uma das marcas mais fáceis de serem removidas é aquela feita com lápis ou lapiseira. Caso a criança fez algum desenho com um dos dois, em ambos os casos estamos falando de grafite. O grafite pode ser removido, adivinhe… com borracha. Sim, a mesma borracha que apaga papel.

Caso o desenho esteja muito profundo, pode ser necessário passar um pouco de água e sabão também (com o auxílio de um paninho levemente molhado)

Rabisco com tinta guache

Se o desenho tiver sido feito com tinta guache, talvez o trabalho será um pouquinho maior. Mas por se tratar de um produto totalmente diluível em água (a tinta guache), um pano úmido com um pouco de sabão certamente vai ser o suficiente.

Ter um pano seco para “ir secando” o local conforme for aplicando o pano umedecido pode te ajudar a ter uma noção melhor se a limpeza está tendo efeito ou não. Se a mancha for grande e o local permitir maior uso de água, use uma mangueira e aplique água e sabão diretamente.

E se a arte foi feita com caneta esferográfica?

Desenhos feitos com caneta esferográfica podem ser removidos com um pano com álcool e/ou água e sabão. Em alguns casos, talvez você precise usar algo mais abrasivo, como uma esponja ou aquelas escovinhas de roupa. Mas tome cuidado para não arranhar a pintura.

De um modo geral, tinta de caneta esferográfica sai melhor quando a remoção é rapidamente feita (após o rabisco). Quanto mais tempo você demorar para tirar a tinta, mais ficará fixada na parede e maior será o grau de dificuldade na remoção.

Caneta permanente… é o fim?

Arte feita com caneta permanente não é o fim. Use o removedor de esmalte (acetona) com um paninho seco para a remoção. Você vai perceber que ao redor da mancha vai ficar um pouco “manchada”. Essa mancha remanescente será facilmente retirada com água e sabão. Pode usar um paninho para auxiliar ou uma esponja (o lado amarelo).

Repintar é sempre uma possibilidade

Caso você tenha tentado as opções acima e, mesmo assim, o resultado não ficou legal, passar uma nova demão de tinta pode ser uma alternativa. Mas, claro, depois de tentar remover (senão a mancha pode continuar aparecendo por baixo da tinta nova).

E aí, gostou das nossas dicas? Se a resposta for sim, nós temos vários conteúdos como esse em nosso blog. Fique livre para navegar por lá e compartilhar os conteúdos com todos os seus amigos.

E para conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos, acesse: www.kroten.com.br

2 thoughts on “Parede rabiscada? Veja como limpar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *