É tempo de renovar o guarda-roupa ou será que devemos reutilizar o que ainda pode ser utilizado? Talvez seja tempo de refletir sobre como as nossas ações impactam o meio ambiente. Bora?!

Antes de mais nada, feliz 2022! Que seja um ano cheio de boas realizações na sua vida! Mas, vem cá: muita gente ainda pensa que, ao começar um novo ano, é preciso trocar tudo – ou quase tudo – por coisas novas: roupas, calçados, decoração… e a lista segue sem fim.

Em um mundo com recursos naturais cada vez mais escassos e desequilíbrios ambientais bem evidentes – com o aumento na incidência de desastres naturais ano após ano – será que a mentalidade de sempre “trocar tudo por algo novo” não deveria ser repensada?

2022 talvez seja uma excelente oportunidade para refletirmos sobre isso! 😉

Ano novo, vida nova

Quando iniciamos mais um ano, é natural que queiramos jogar fora algumas coisas, dar uma renovada em outras, enfim, trazer elementos que façam tudo parecer “novo de novo”. 

De modo geral, é até legal que esse movimento ocorra. Mas é preciso atenção: será que precisamos fazer isso a cada virada de ano? Até que ponto aquilo que queremos nos desfazer não seria perfeitamente utilizável com apenas “um simples trato”?

O consumo em excesso e/ou de coisas desnecessárias, além de onerar nosso bolso, ainda tem outro efeito colateral: prejudica o meio ambiente, afinal, você gerou a demanda de produção para um produto que, em tese, nem precisaria ser produzido. E como sabemos, tudo o que consumimos é, direta ou indiretamente, extraído da natureza.

Uma geração cada vez mais consciente

Por sorte – e também em razão de diversas campanhas de conscientização – temos uma geração cada vez mais consciente de seu lugar e responsabilidade na criação. Uma geração ciente de que não podemos continuar consumindo tudo o que nossa mente alcança.

Algumas pesquisas apontam que o movimento do consumo consciente cresce entre os jovens. E a boa notícia é que eles não apenas querem mudar as próprias atitudes, mas também buscam influenciar os que estão à sua volta. Como resultado, começamos a ver as marcas (grandes empresas) adotando posturas que conversem com essa nova mentalidade.

Aliás, quando consumidor e empresa entram em sintonia no quesito consumo, todos ganham: natureza e sociedade!

Toda mudança requer esforço

Mudar hábitos de consumo, muitas vezes, requer um certo esforço pessoal. Mas não é também um “bicho de sete cabeças”. Basta querer. 

Antes de comprar algo, tente entender qual é a motivação daquela compra: realmente você precisa daquilo? Não perca de vista suas metas financeiras. Consumir por consumir pode acabar gerando dívidas desnecessárias e resíduos que nem sempre podem ser reciclados.

Outra dica é apostar no consumo colaborativo, locais onde as pessoas trocam, emprestam, alugam, compartilham itens em vez de comprar.

Nós fazemos a nossa parte!

A Kröten Ecotintas só trabalha com produtos de baixo impacto ao meio ambiente. 

Ciente de seu papel enquanto empresa ambientalmente responsável, somos credenciados ao Green Building Council, o que só foi possível porque nossas tintas têm zero VOC (Volatile Organic Compound). Sabe o que isso significa? Que nossos produtos são comprovadamente amigáveis a todos os ecossistemas!

Mais do que isso, estamos 100% comprometidos com “as questões sociais e ambientais que envolvem nossa atividade e nossa comunidade, cientes de que somos parte de um todo no qual cada ser humano pisa o solo do mesmo planeta”.

Se você também compartilha dessa ideia e quer conhecer melhor os nossos produtos, fica a dica para nos conhecer um pouco mais: www.krotentintas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *