Tintas à base de terra estão em alta, afinal, hoje em dia, todos nós queremos aliar economia e sustentabilidade. E como essas tintas podem ser feitas em casa, usando produtos naturais, sem componentes tóxicos, além de economizarmos um bom dinheirinho – pois não teremos de comprar tinta numa loja – ainda iremos contribuir para o meio ambiente – já que menos produtos químicos serão usados no processo de fabricação.

Neste artigo, vamos ensinar como você também pode fazer essa tinta!

Boa leitura. 🤓

Tintas: a alma da casa

A cor que vamos usar para pintar as paredes das nossas casas deve ser escolhida com atenção, uma vez que ela vai nos acompanhar por alguns longos anos! Baita decisão, não?! Da mesma forma que uma cor pode trazer alegria ao lar, já sabemos que determinados tons não são indicados para quem vai ter contato com eles todos os dias (saiba mais aqui). Neste sentido, definir corretamente qual cor será usada é pra lá de importante.

Cores quentes podem trazer sensação de alegria, descontração, agitação e, em excesso, ansiedade. Num quarto, por exemplo, não seria a melhor escolha. Já os tons frios ajudam a trazer um clima de tranquilidade, calma, relaxamento e esperança. Mas se a dose for excessiva, vai prejudicar pessoas com quadro de melancolia ou depressão.

Importância de acertar nas cores

Em casa ou no apartamento, não é errado mesclar mais de um tom em um mesmo cômodo. Os tons quentes podem ser usados na cozinha, enquanto que os frios ficam para os quartos. Na sala, fazer uma combinação de ambas pode ser uma boa pedida. Experimente!

Os vários tipos de tinta

A indústria de tintas se modernizou bastante nas últimas décadas. E há uma infinidade de tipos de tinta no mercado. Desde as mais sintéticas, mas que muitas vezes usam diversos elementos “pouco amigáveis” ao meio ambiente, àquelas mais naturais, como é o caso da tinta mineral – que além de muito eficiente, ainda é resistente ao mofo.

Mas há também as tintas caseiras, foco deste artigo. Entre elas, destaca-se as que são feitas à base de terra. Embora o processo de fabricação das mesmas não seja “tão prático”, sobretudo se for fazer isso em grande volume, é inegável que essa é uma alternativa bem ecológica. 🐢

Como fazer tinta à base de terra?

Embora trabalhosa, pois vai requerer que você colete uma quantidade significativa de terra caso queira pintar uma casa, podemos dizer que a fabricação é bem simples. Veja:

1- Colete a terra no tom que você deseja usar;
2- Separe os tons (caso haja mais de um);
3- Coloque tudo para secar (no sol ou à sombra);
4- Após secar, espalhe a terra numa superfície e amasse-a (para eliminar torrões);
5- Peneire tudo para retirar pequenos pedaços de pedra, etc.;
6- Misture a terra com água + cola branca (à base PVA), na proporção 1:1:1/2.

Pronto! Você já terá a sua tinta pronta para uso.

Vantagens e desvantagens

Há diversas vantagens e desvantagens nesse tipo de tinta. A principal vantagem é a questão da economia. No entanto, caso vá pintar áreas externas, pode ser que a economia não compense tanto, sobretudo se for um local muito exposto à chuva e ao sol. Por ser bem natural, ela pode sair com mais facilidade da superfície pintada, requerendo novas demãos com certa frequência.

Outra vantagem é a sustentabilidade. Você está utilizando um produto muito menos agressivo ao meio ambiente, já que seus principais componentes são naturais.

Entre as desvantagens, destacamos o próprio processo de produção. Se você quiser utilizá-la para pintar uma casa, vai ter que conseguir uma quantidade considerável de terra. Por isso, essa tinta é mais indicada para artesanatos, e não para a construção civil.

Outro ponto fraco é a própria localização da terra: onde você vai encontrar tanta matéria-prima? Se morar perto daqueles barrancos abertos pela erosão, fica mais fácil – desde que tenha autorização para a retirada. Caso contrário, a simples busca pela terra (para fazer a tinta) pode demandar muito trabalho.

Economia e sustentabilidade da tinta mineral

Para fazer bonito no artesanato, a tinta de terra ainda é uma solução muito viável e barata, pois vai demandar pouca quantidade de terra. Mas caso queira pintar a casa toda, ou parte dela, o ideal é ficar com a tinta mineral. Além de ecológica, ela é super viável economicamente, e tão resistente quanto às tintas convencionais. 😀

Se quiser saber mais sobre a nossa tinta mineral, acesse: www.krotentintas.com.br

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *