Respirável e Antiumidade
A solução definitiva!
Entenda o mecanismo de ação da
Kröten Tinta Mineral Respirável
As tintas comuns são compostas por polímeros e resinas acrílicas, como é o caso da tinta acrílica. Essas tintas, mesmo premium, aderem à superfície da parede como se fosse um filme plástico, criando uma película.
O problema é que essa película impede a parede de “respirar”, de modo que a umidade, principalmente a ascendente (ou por capilaridade) vai se acumulando no interior da parede até o ponto em que essas gotículas de água começam a forçar a película de dentro para fora. E assim surgem as bolhas e o consequente descascamento.
A Tinta Mineral Kröten não descasca e não mancha porque tem um mecanismo de ação diferente da tinta acrílica. Como assim?
Kröten reage com a parede, processo conhecido como silicificação, resultando em uma fusão entre tinta e parede, ou seja, a tinta se torna parte da parede. Em outras palavras, ela é absorvida pela parede e impregna na superfície sem formar película.
Desta forma, a parede consegue “respirar”, ou seja, eliminar as gotículas de água de seu interior através da evaporação e a umidade vai embora.
As tintas comuns se fixam à parede por adesão física — seus polímeros “colantes” formam uma película na superfície.
Já a tinta mineral Kröten se fixa à parede por adesão química — penetra e reage com a parede criando uma ligação química irreversível entre tinta e parede.
Isso acontece porque a tinta mineral é produzida a partir da sílica (que dá origem ao silicato de potássio), que é um mineral extraído das rochas. Esses minerais formam moléculas compostas por átomos de silício se ligando a átomos de oxigênio (ligações Si–O–Si). São as chamadas ligações covalentes fortes, que resultam em uma estrutura estável, insolúvel e resistente às intempéries. É o mesmo tipo de ligação química que torna os vidros, cerâmicas e as rochas resistentes ao desgaste.
Ao consertar uma parede úmida com tinta acrílica ou impermeabilizante, a umidade vai voltar na maioria dos casos. Isso porque esses produtos foram feitos para barrar a umidade externa, não a que vem de dentro para fora.
A solução para umidade ascendente ou por capilaridade é deixar a parede “respirar”. Com as tintas que formam película, os vapores de água dentro da parede sempre vão forçar a película de dentro para fora e a tinta tenta segurar a água enquanto puder. Mas nessa briga a película de tinta sempre é derrotada e acaba formando bolhas e depois descascando.
A tinta mineral é altamente durável e resistente, chegando a durar duas a três vezes mais que as tintas comuns. Ela oferece uma longa vida útil e mantém sua aparência intacta por muito mais tempo do que as tintas convencionais, sem descascar ou desbotar facilmente. Se você busca uma solução duradoura e de alto desempenho, a tinta mineral é a escolha certa para garantir a beleza e proteção de suas paredes por anos.
A aplicação da tinta mineral é simples e semelhante à de outras tintas tradicionais, utilizando as mesmas ferramentas, como pincéis e rolos. Com a aplicação correta, você obtém uma pintura durável e com acabamento impecável. Super fácil de retocar sem deixar marcas do pincel ou rolo. Para alcançar o melhor resultado possível, é importante seguir sempre as instruções do fabricante durante o processo.
Sim, você pode aplicar tinta mineral sobre uma superfície já pintada com tinta acrílica, mas é importante seguir alguns passos para garantir a máxima aderência e durabilidade. A tinta mineral é diferente da tinta acrílica, por isso, um bom preparo da superfície faz toda a diferença. Aqui estão os passos para garantir um ótimo resultado: