Qual a diferença entre tinta mineral de silicato e tinta convencional?
A durabilidade e a resistência. A tinta mineral é fabricada na base do silicato – vidro líquido, muito mais resistente e durável que a resina acrílica usada na tinta convencional. Além do mais, a tinta convencional usa derivados de petróleo e causa danos a saúde. A tinta mineral usa apenas insumos amigáveis ao meio ambiente.
O acabamento da tinta mineral é liso?
Sim. Fica com acabamento fosco, similar a tinta convencional, porém com todos os benefícios da tinta mineral de silicato.
A tinta fica lavável, de fácil manutenção e não sai no pano de limpeza.
Tenho que usar o primer diluidor sempre que aplicar tinta mineral?
Não. O Primer Diluidor deve ser usado para diluir a tinta mineral sempre que a superfície estiver realmente muito comprometida – reboco esfarelando ou em outros casos específicos nas obras de restauração. O QUE É PRIMER DILUIDOR?
Qual o rendimento da tinta mineral?
Em reboco tradicional, cada balde de 18 litros deve pintar 130m² por demão. Como são recomendadas no mínimo duas demãos, cada balde com 18 litros rende 65m² de superfície/parede.
A tinta mineral é lavável?
Sim. A tinta mineral depois de aplicada, reage com a superfície e se funde com ela, tornando-se uma super tinta. A secagem inicial é rápida – cerca de 8h. Mas é após 28 dias de cura/reação que ela fica muito resistente e lavável.
Como faço para escolher a cor da tinta mineral?
Basta baixar o Aplicativo de Cores “KROTEN COR” – disponível no google play, e escolher a tonalidade. Em geral, é possível fazer apenas cores pastel – tons claros, mas em algumas tonalidades específicas é possível elaborar cores médias e até intensas.
Obtenha GRATUITAMENTE o catálogo de cores
Já tenho tinta convencional na parede, posso pintar com tinta mineral?
Sim, a tinta mineral vai fixar perfeitamente sobre a tinta convencional fosca. Não há necessidade de remover totalmente a tinta existente. Porém, para que a tinta mineral tenha sua máxima eficiência, ela precisa se fundir direto no reboco. Quando isso não é possível, é importante que pelo menos 30% da superfície esteja no reboco. Também é recomendável lixar toda a parede antes de iniciar a aplicação da tinta.
A tinta mineral rende menos que a tinta tradicional?
Quando olhamos apenas os números, o rendimento é menor. O que ocorre de fato é que a tinta convencional não penetra na parede, forma apenas uma película superficial. A tinta mineral se funde na parede, reage com a superfície e com isso o rendimento em m² acaba diminuindo. Porém, a durabilidade é muito maior, compensando essa “perda de rendimento” pela durabilidade estendida.
Posso aplicar tinta mineral sobre madeira?
A tinta mineral reage com a superfície. Ela é indicada principalmente para reboco, argamassa, gesso e outras superfícies com porosidade aberta.
Quando bem seca, a tinta mineral fica dura como pedra. Se estiver aplicada sobre madeiras – com seus movimentos naturais de contração e retração, ela pode rachar ou até se desprender. Portanto, não indicamos tinta mineral para madeiras, salvo em casos especiais – onde foram adotados ensaios prévios.
Qual a durabilidade da tinta mineral?
Traduzir em números não é fácil, pois depende de parede para parede, de clima para clima, etc. Em regras gerais, as tintas minerais duram cerca de 2 vezes mais tempo do que uma tinta convencional nas mesmas condições.
Como se aplica a tinta mineral?
A tinta mineral já vem pronta para uso e tem as mesmas características das tintas convencionais. O pintor vai usar exatamente as mesmas ferramentas que usa na tinta tradicional.
Para aplicar a tinta mineral, o profissional vai precisar de rolo de lã e pincel para fazer os recortes. Também pode ser usada máquina de pintura airless – considerando diluição máxima de 20% com água ou Primer Diluidor.
Tinta mineral é sustentável?
Sim. Ela é fabricada com insumos naturais e o seu principal componente é o silicato de potássio – que é o vidro líquido, e minerais com alta dureza. Totalmente sem cheiro e sem Compostos Orgânicos Voláteis (VOC).
Por que a tinta mineral é mais resistente que a tradicional?
Porque ela reage quimicamente com o substrato e se funde com a parede. Além disso, ela possui a alcalinidade natural muito elevada, evitando a formação de algas, fungos e bactérias. Mas o principal benefício é promover a respirabilidade das superfícies pintadas, permitindo ao vapor d’água sair da parede, deixando a construção seca e evitando diversos problemas causados pela umidade.
Existe tinta mineral com brilho?
Não, somente acabamento fosco. Como a tinta mineral não utiliza derivados de petróleo – que são responsáveis pelo brilho, não é possível produzir tinta mineral com brilho.
Posso aplicar a tinta mineral em áreas internas?
Sim. As tintas minerais são super tintas que resistem a intempéries, algas, fungos e bactérias e são usadas com sucesso em áreas externas e internas. Seu uso interno é importante porque ela não exala nenhum cheiro – e é isenta de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis).
A tinta mineral funciona bem para banheiro ou cozinha?
Não indicamos tintas minerais para ambientes constantemente molhados, como banheiros, cozinha e lavação.
A tinta mineral já vem pronta para uso?
Sim, fornecemos a tinta pronta para uso – não precisa adicionar nada mais. Se houver necessidade de acrescentar água para facilitar a aplicação, recomendamos até 10%, mas fica a critério do pintor. Estas informações constam na embalagem do produto.
Pode aparecer mofo na tinta mineral?
Não. A tinta mineral tem a alcalinidade elevada e não é alimento para fungos ou bolores. O que pode ocorrer é a deposição natural de resíduos orgânicos sobre a tinta, e esses sim, podem provocar mofo ou bolor. Mas realizando uma limpeza superficial, a tinta estará como nova.
Tinta mineral tem cheiro?
Não. Ela é produzida com matérias-primas sem cheiro e zero COVs – compostos orgânicos voláteis. O ambiente pode ser utilizado com segurança logo após a secagem superficial.
Que cuidados preciso ter quando aplico tinta mineral?
Existe um único cuidado ao utilizar a tinta mineral: como na composição dessa tinta há vidro líquido, ela reage com superfícies de vidro e metais. Então o cuidado especial que se deve ter, é de proteger/cobrir todos os vidros e metais para evitar eventuais respingos – janelas, mesas, para-brisas, metais, mármores, granitos e até os óculos do aplicador.
Tem como fazer cores especiais nas tintas minerais?
Sim e isso é muito comum. Caso você tenha uma cor definida, normalmente é possível desenvolver. E no aplicativo Kröten Cores há cartelas de cores padrão e também há uma função de captura de cor – que identifica as cores e apresenta sugestões para a cor desejada.
Qual a validade da tinta mineral?
Em embalagem não aberta, 2 anos. Porém, como ela tem base mineral, desde que esteja bem fechada na embalagem original, pode chegar a 5 anos absolutamente estável.
Qual o prazo de entrega dos produtos minerais?
Em média os produtos são despachados em 48 horas – salvo volumes grandes ou cores especiais, que precisam ser desenvolvidas e dependem das demandas do nosso laboratório.
Qual a composição da tinta mineral? Ela é natural?
Ela é produzida com insumos naturais, basicamente vidro líquido (silicato de potássio), entre outros minerais e aditivos que não causam danos à saúde ou ao meio ambiente.
Quantas demãos são necessárias com tinta mineral?
Em regra geral, com uma demão de fundo preparador mineral seguida de 2 demãos de tinta mineral já é possível finalizar a pintura. As vezes aplica-se 3 demãos de tinta em algumas estruturas específicas.
A tinta mineral é permeável?
Sim. Depois de aplicada, permite a saída de vapores que se formam dentro da parede. Mas ela também impede a entrada de água na parede, quando submetida a chuva ou neblina, por exemplo. Sendo assim, ela se torna permeável para água vapor e “impermeável” para água líquida.
Tinta Mineral elimina umidade?
Não. A tinta mineral permite que a parede possa “respirar”, permitindo a passagem do vapor de água, deixando a superfície seca, evitando descascamento. Mas não elimina a fonte de umidade. Se houver vazamentos em tubulações, é preciso corrigir primeiro, antes de pintar.
A tinta mineral é considerada tinta hospitalar?
Não. Embora ela não tenha cheiro, não pode ser considerada hospitalar. Ela é utilizada em clínicas ou hospitais por não ter cheiro, mas somente em áreas comuns, como corredores, recepção ou sala de espera, mas jamais em centros cirúrgicos ou similares – para isso existem tintas normatizadas.
Quanto tempo precisa esperar secar o reboco para pintar a tinta mineral?
Com 7 dias já é possível iniciar a pintura. Para tintas tradicionais, o tempo de espera é de 28 dias, mas no caso da tinta mineral que permite a saída de vapores, é possível realizar a aplicação com menos tempo e ainda assim o processo de carbonatação segue normal no reboco.
Posso pintar a tinta mineral sobre Calfino?
Não. Isso não é recomendado. Como o Calfino é preparado com aditivos plastificantes, a tinta mineral não vai ter fixação e podem ocorrer manchas localizadas.
Existe tinta mineral econômica?
Não. Embora o processo de aplicação seja o mesmo da tinta tradicional, há uma tecnologia que precisa de um percentual alto de matéria prima e se mexer nessa equação ela deixa de ser tinta mineral e passa a ser uma tinta convencional.
Posso obter efeito envelhecido com a tinta mineral?
Não é possível. A tinta mineral deixa a superfície com acabamento liso/sólido/sofisticado.
Tinta mineral é a base de terra?
Não. Os pigmentos utilizados para tingir as tintas são minerais, com partículas finas promovendo acabamento liso e sofisticado.
Consigo pintar tinta mineral sobre gesso?
Sim, é possível aplicar. Porém o gesso tem acabamento muito liso e a tinta mineral não é totalmente lisa – provocando uma microtextura, praticamente imperceptível.
Como diluir a tinta mineral da maneira certa?
Caso tenha necessidade, pode-se adicionar até 10% de água. O que não pode, é homogeneizar a tinta com batedores elétricos, tipo furadeira, pois a tinta fica com a densidade baixa demais. Essa é uma característica própria das tintas minerais.
Posso aplicar a tinta mineral com pistola?
Sim. Mas recomendamos diluir com Primer Diluidor Mineral – para não comprometer a qualidade da tinta.
Se pintar com a tinta mineral e não gostar, no futuro posso pintar com outra tinta por cima?
Sim. Mas pelas nossas experiências anteriores, sua próxima pintura será novamente com tinta mineral.
A tinta mineral é antipichação?
Não. Embora em sua composição existam insumos que facilitam a limpeza e manutenção, definitivamente ela não é antipichação.
Posso aplicar tinta mineral sobre argamassa ACIII?
Poder pode, mas não é a melhor indicação. E a tinta mineral não vai ter o melhor desempenho. Como a tinta mineral reage com a superfície, o ideal é ter o reboco com o menor percentual de aditivos plásticos. Opte por AC II ou AC I.
Kröten Indústria e Comércio de Tintas Ltda
CNPJ 12.392.009/0001-74 Rua dos Atiradores, 8171 | Testo Central
(47) 3395 0230 – [email protected]
POMERODE | SC