Nossos amigos peludos (gatos, cachorros, coelhos, furões e muitos outros) são parte integrante de nossas vidas e lares. Por isso, ao realizar uma reforma ou construção, é fundamental garantir que o ambiente seja seguro e confortável para eles.

Mudanças na estrutura da casa (provocadas por reformas e/ou construções) podem representar riscos para nossos animais de estimação. Neste artigo, vamos abordar os diferentes aspectos da segurança e bem-estar dos pets durante uma obra, incluindo a escolha de materiais não tóxicos e a criação de espaços pet-friendly.

Além disso, apresentaremos algumas dicas importantes de segurança para que a reforma seja uma experiência tranquila e segura para todos. Se curtir esse conteúdo, compartilhe-o com outras pessoas interessadas no tema.

Boa leitura! 🐶

Tudo começa com a escolha de materiais não tóxicos

Quando se trata de construir ou reformar ambientes, tornando esse processo seguro para nossos pets, a escolha de materiais não tóxicos é uma prioridade. Durante a obra, muitos produtos químicos e materiais podem ser liberados no ar, o que pode ser prejudicial para a saúde animal. Optar por materiais livres de VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis) é fundamental para garantir mais segurança. Mas de onde vêm os VOCs? Sobretudo na etapa final, na hora de pintar. Tintas convencionais costumam liberar muitas dessas substâncias. Por outro lado, as tintas minerais são uma excelente escolha, pois são feitas a partir de ingredientes naturais, sem emissão de VOCs ou outras toxinas.

tinta mineral arquitetura

Fica a dica para também ir atrás de materiais ecológicos, como madeira certificada, pisos de bambu e cortinas de algodão orgânico. Ecogranito é outra alternativa sustentável e bastante segura para os animais de estimação.

Criando espaços pet-friendly

Durante as obras, alguns animais podem ficar bastante estressados. Para amenizar isso, que tal criar espaços pet-friendly em sua casa? Se possível, dedique uma área específica para seus pets se abrigarem durante a obra. Isso minimizará o estresse que eles podem sentir com a movimentação de pessoas e ruídos excessivos.

Uma vez tirada a ideia do papel, garanta que essa área esteja equipada com seus itens essenciais, como cama, água, brinquedos e uma caixa de areia para gatos (ou espaço de higienização para os cachorros e outros pets). Mantenha essa área livre de poeira e resíduos de construção, para que os “hospedes” possam se sentir confortáveis e protegidos.

Dicas de segurança durante a reforma ou construção

Aqui estão algumas dicas importantes para garantir o bem-estar dos seus amiguinhos peludos:

  1. Supervisão constante: mantenha os pets sempre sob supervisão, para evitar que eles se aproximem de materiais perigosos ou áreas restritas.
  2. Evite materiais perigosos: deixe os pets longe de produtos químicos, tintas, vernizes e outros materiais tóxicos. Armazene esses itens de maneira segura e em local inacessível às crianças e animais.
  3. Controle de poeira: durante a reforma, a poeira pode se acumular e causar problemas respiratórios. Limpe regularmente as áreas onde os animais circulam e utilize barreiras para conter a poeira.
  4. Isolamento: se houver áreas perigosas ou em construção, isole-as para que os animais não tenham acesso. Use barreiras temporárias para evitar que eles entrem em locais com fios elétricos expostos ou materiais em movimento.
  5. Rotina de alimentação e passeios: tente manter a rotina diária de alimentação e passeios durante a obra. Isso ajudará a minimizar o estresse e a ansiedade que a mudança na casa pode causar.

Conclusão

Ao construir ou reformar qualquer ambiente de sua casa ou apartamento, crie espaços seguros para os animais de estimação. Para isso, considere a escolha de materiais não tóxicos, crie espaços pet-friendly e tome medidas de segurança (como as que indicamos no bloco anterior deste artigo). Com cuidado e planejamento, é possível construir, reformar, e até refazer a casa, mas garantindo que os animais se sintam amados e protegidos em seu lar renovado.

Se gostou desse artigo, fica a dica para acessar nosso blog: www.krotentintas.com.br/blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *