Com qual tinta devo pintar uma igreja evangélica?

Se você está à frente de uma denominação evangélica, vez por outra terá de lidar com os reparos do prédio. Na hora de escolher a tinta, temos algumas dicas para acertar nos quesitos beleza e durabilidade.

As igrejas evangélicas são organizações muito dinâmicas. Cada vez mais representativas no cenário nacional, seja pelo desenvolvimento de importantes projetos sociais, ou no trabalho de evangelização, essas denominações vêm transformando os rumos da nação.

Se você é pastor ou administrador de uma igreja evangélica, é natural que tenha de dividir seu tempo entre assuntos religiosos e administrativos. Os reparos do prédio onde a igreja funciona é um desses assuntos. Neste artigo, daremos algumas dicas para você acertar na hora da escolha da tinta. Entre o bonito e o durável, dá para ficar com os dois?

Boa leitura.

Quem são os evangélicos

tinta

Os evangélicos são pessoas que identificam sua pertença religiosa a alguma igreja surgida a partir do movimento da Reforma Protestante do século XVI. Com o crescimento da Reforma e a adesão às ideias dos reformadores (Lutero, Calvino, dentre outros), surgiram diferentes grupos que se afeiçoaram a essa nova forma de viver a fé em Jesus Cristo.

Em um primeiro momento, tivemos o surgimento de movimentos como o luteranismo e o calvinismo. A partir desses primeiros movimentos começaram a nascer novos grupos, como o metodismo, o anabatismo, dentre outros que, ao longo dos anos, deram origem a igrejas fortes e atuantes que se espalharam por todo o mundo.

Hoje, temos igrejas batistas, luteranas, metodistas, presbiterianas, congregacionais, dentre muitas outras que, de um modo ou de outro, remontam suas origens lá na Reforma Protestante.

Evangélicos no Brasil

No Brasil, os protestantes chegaram ainda no período colonial, com as tentativas de colonização de alguns territórios por parte de holandeses e franceses. As primeiras igrejas com atividade contínua chegaram ao Brasil quando, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil e a abertura dos portos a nações amigas por meio do Tratado de Comércio e Navegação. Em 1811, comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana no país. 

Seguiu-se a implantação de outras igrejas protestantes de imigrantes, principalmente a Igreja Luterana, trazida por imigrantes alemães a partir de 1824 (saiba mais aqui).

Entre o serviço e a evangelização

Em todo o país, as igrejas evangélicas estão empenhadas em duas grandes frentes: a evangelização e o serviço (diaconia). Enquanto que os cultos se consagram como espaços para aprendizado dos ensinamentos bíblicos, ao longo da semana os evangélicos se empenham em uma série de iniciativas que buscam levar conforto e auxílio às pessoas mais necessitadas (veja aqui um exemplo disso). Aliás, é muito comum que as igrejas auxiliem o Estado em questões sociais importantes, como o combate às drogas.

Estatísticas

O número de evangélicos/protestantes em todo o mundo pode variar conforme a fonte de pesquisa. Estima-se entre 900 milhões a 1 bilhão de pessoas. No Brasil, de acordo com o último censo (2010), eram 42,3 milhões de fiéis (22% da população à época). Sondagem do Datafolha (2020) indica um novo crescimento, indo de 22% para 31% da população.

Assuntos administrativos

Numa igreja, há a parte devocional, relacionada à fé propriamente dita, mas também a parte administrativa: manutenção do prédio, iluminação, mobiliária, reformas, pinturas, etc. Em muitos casos, essas atividades são destinadas aos cuidados dos membros. Mas, em outros, fica com o próprio pastor a função de cuidar dessa parte.

Já pensou no trabalhão que isso dá?

E com tanto trabalho pra fazer, qualquer erro pode gerar ainda mais retrabalho. Por isso, na hora de escolher os materiais e os profissionais que irão desempenhar essas funções administrativas, há de se tomar muita cautela. No nosso caso, podemos assegurar que a escolha da tinta certa elimina muitas dores de cabeça.

Critérios para escolher a tinta ideal

Para igrejas evangélicas, a tinta ideal precisa ser bonita, durável e ter bom custo-benefício. A tinta mineral da Kröten tem tudo isso. Como a base de sua composição é o silicato, que nada mais é do que vidro líquido, essa tinta é muito mais resistente, pois se funde à superfície onde é aplicada. Também conhecida como ecossílica, a tinta da Kröten é lavável, de fácil manutenção, não sai no pano de limpeza e é sem cheiro (boa para alérgicos).

Bom demais, né?!

Para saber mais sobre a nossa tinta, acesse: www.krotentintas.com.br/loja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *