Quando falamos em repintura sobre a monocapa, é muito importante fazer a escolha certa da tinta. Isso terá impacto no visual do trabalho final, diminuirá o tempo de execução e reduzirá os custos. 💰

Mas qual cor traz a maior durabilidade para esse tipo de serviço?

Vem com a gente que daremos a resposta!

O que é a monocapa?

A monocapa é basicamente um grupo específico de argamassas minerais com função decorativa para proteção de fachadas. Já é aplicada na cor desejada e não requer pintura, somente no caso de manutenção posterior à garantia do fabricante.

Vale lembrar que monocapa é produzida com insumos minerais. Logo, tintas acrílicas não são apropriadas para pintura da monocapa, mesmo aquelas com forte apelo de marketing, como “acrílico total”, “emborrachada”, “rende muito”, “toque de seda”, “fosco completo”, “sol e chuva”, “super lavável”…

Monocapa é indicada em qual tipo de obra?

Usada principalmente em obras de grande porte, como prédios, condomínios ou reformas de casas maiores, o revestimento monocapa tem conquistado espaço no mercado, pois reduz o custo da obra e é considerado extremamente resistente. Não por acaso, vem tomando lugar do reboco tradicional de cimento.

Conhecido e utilizado no mundo todo, em sua aplicação poupa-se as fases de argamassa de chapisco, emboço, reboco, pinturas e texturas. Isso proporciona maior rapidez na execução e maior qualidade estrutural, tornando as paredes hidrorrepelentes – em função da aplicação posterior de um produto hidrofugante com princípio ativo silano siloxano.

Mas, sem dúvidas, a redução de custos e o ganho de tempo são as principais motivações para esta mudança!

As monocapas mais comuns

Embora demande equipamentos apropriados e mão de obra especializada para aplicação, a monocapa é, sim, uma alternativa promissora para grandes obras, gerando baixos custos e poucos resíduos.

Os principais tipos de monocapa encontrados no mercado são o travertino, o raspado e o raspado liso. Sua escolha está intimamente ligada ao estilo da obra que se pretende executar – pois todas três apresentam características semelhantes no quesito durabilidade.

monocapa
Monocapa Travertino

monocapa

Monocapa Raspado

monocapa
Monocapa Raspado Liso

A durabilidade e a qualidade destes produtos são fantásticos, necessitando apenas atentar para as manutenções preventivas  como limpeza e reaplicação do hidrorrepelente em prazos pré-estabelecidos pelo fabricante.

No caso específico dos condomínios, normalmente a necessidade de manutenção ou repintura gera grande polêmica entre os condôminos, principalmente se houver intenção de alteração de cor. Mas isto é muito normal!!!

Qual a cor mais durável para repintura sobre monocapa?

A escolha da cor normalmente é acordada entre os condôminos, com ou sem auxílio de arquitetos ou decoradores. Mas cabe lembrar que a escolha da cor irá impactar na durabilidade da tonalidade da pintura.

As tintas minerais para repintura da monocapa possuem maior durabilidade que qualquer tinta acrílica. Mas as tintas com tonalidade mais forte, com mais pigmentos, tendem a desbotar rapidamente. Já as cores claras, conhecidas por tons pastel, são as que tem maior durabilidade. Por isso, são as mais indicadas. 😉

Catálogo de referência

Devo apostar nas tintas convencionais?

A resposta é não! E a explicação é muito simples: tintas pigmentas nas máquinas dos sistemas tintométricos das lojas de tintas convencionais são as de menor durabilidade – e as que desbotam mais rapidamente.

As tintas que melhor harmonizam com os sistemas minerais monocapa são as tintas minerais – já que ambas são feitas a partir de insumos minerais e possuem características perfeitamente compatíveis.

Essa é a razão pela qual elas são recomendadas pelos fabricantes das monocapas, uma vez que se integram perfeitamente à tinta mineral aplicada sobre ela!

A partir de agora, pensou em repintura sobre monocapa, pensou em tinta mineral. Ah, e temos um catálogo completo dessas tintas pra você neste link.

Se quiser conhecer outros de nossos produtos, acesse: www.krotentintas.com.br

Temos um blog cheio de dicas

Se quiser mais dicas sobre pintura, monocapa e assuntos relacionados, nosso blog está recheado de conteúdos interessantes: www.krotentintas.com.br/blog/

Até a próxima! 👋

One thought on “Repintura sobre monocapa: durabilidade da tinta mineral e cores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *