Desconhecidos por muitos, esses compostos químicos merecem atenção redobrada durante o uso
Compostos Orgânicos Voláteis
Imagem: Tim Mossholder on Unsplash

Uma das substâncias mais tóxicas que nos cercam no nosso dia a dia são os compostos orgânicos voláteis (VOCs, na sigla em inglês) e, assim como acontece com os poluentes orgânicos persistentes, às vezes nem nos damos conta da sua existência.

O que são compostos orgânicos voláteis?

Os compostos orgânicos voláteis são componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais. Eles se caracterizam por possuírem alta pressão de vapor, o que faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera.

Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) começou a adotar o termo VOCs para descrever gases emitidos por sólidos ou líquidos, sendo que alguns deles podem causar danos à saúde a curto ou longo prazos.

Podemos encontrar os compostos orgânicos voláteis em solventes em geral, repelentes, produtos de limpeza, maquiagem e cosméticos, pesticidas, roupas lavadas a seco, tintas, móveis, carpetes, papel carbono, cola, combustíveis, marcadores permanentes e até em pranchas de surf. Em resumo, todo material sintético que tem algum tipo de cheiro possui VOCs em sua composição. Podemos encontrá-los também na natureza, quando liberados pelas plantas.

Mesmo assim, é sempre importante destacar que nem todos os compostos orgânicos voláteis fazem mal à saúde. Os compostos encontrados em perfumes, cosméticos ou os liberados por plantas não são necessariamente danosos.

Riscos à saúde

A exposição a esse tipo de material pode causar dor de cabeça, alergia cutânea, irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar, fadiga, tontura e falta de memória. Durante longos períodos de exposição, os compostos orgânicos voláteis podem causar danos ao fígado e ao sistema nervoso central.

Além disso, alguns tipos de compostos orgânicos voláteis, como o benzeno, encontrado na fumaça dos cigarros, de carros e em combustíveis, são conhecidos por causar câncer em seres humanos. Já o clorometano, presente em removedores e no spray aerossol, ao entrar no corpo humano, se transforma em monóxido de carbono (CO). Em uma intoxicação por CO, as hemoglobinas do nosso sangue encontram maior dificuldade em distribuir o oxigênio pelo corpo, podendo acarretar morte por asfixia.

Como evitar os compostos orgânicos voláteis?

Não existe nenhum tipo de protocolo oficial sobre como evitar os compostos orgânicos voláteis. Mas mesmo assim, ao usá-los, tenha em mente alguns cuidados sugeridos pelo EPA. Utilize os produtos da maneira instruída pelo fabricante e, sempre que possível, em ambientes abertos, com grande circulação de ar.

Não compre grandes quantidades dos produtos mencionados acima, sempre tenha cuidado com o descarte das suas embalagens e mantenha-os fora do alcance de crianças e animais.

Além disso, evite aerossóis e prefira as tintas à base de água. De maneira geral, tente evitar produtos como os mencionados anteriormente. São dicas que contribuem para o consumo consciente e responsável de produtos perigosos, potencialmente nocivos à saúde humana.

Fonte: ecycle.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *