Antes mesmo de começar uma obra ou reforma, uma coisa é certa, todos nós fizemos algum tipo de planejamento financeiro para não furar o orçamento.

Porém em boa parte das obras, esse planejamento vai por água abaixo. Isso por que lá pelo meio da construção ou reforma, decidimos aumentar uma parede aqui outra ali, um papel de parede mais moderno, um  luminária que ficou ultrapassado e a lista é grande e o dinheiro vai sumindo sem a gente perceber.

Ou acabamos a obra ou ela acaba com a gente

Por diversos motivos o cronograma da obra não é finalizado na data certa. Isso é por que não depende exclusivamente das pessoas em si. A questão climática é relevante e acaba contribuindo para o adiamento do término da obra, já que a chuva é impossível de ter o controle e por vezes a obra fica paralisada por causa dela. Em alguns poucos casos é possível administrar para realizar trabalhos em áreas internas.

Além disso, demora na entrega dos materiais, ou quando pior, a mão de obra abandona a construção e aí dá aquele desgaste. E sempre ficamos com uma sensação que a obra nunca tem fim e sempre falta algo para finalizar.

O maior gasto vai no acabamento

É no fim da obra que o bicho pega. Depois de tudo prontinho, faltando apenas a pintura, chega o momento da escolher a cor, dos detalhes pra fazer o tom sobre tom da tinta ou se aplica textura, se vai ser fosco, acetinado ou semi-brilho. Aí começam mais dúvidas e o processo gostoso da escolha da cor começa a dar uma dorzinha de cabeça.

Daí tudo que queremos é finalizar a obra de uma vez por todas e falamos pra todos os amigos que não queremos mais mexer em reforma ou construção por um bom tempo. Mas é nesse momento que precisamos ter a serenidade de escolher a tinta certa, por que a tinta é a cereja do bolo e que vai revestir a sua casa.

Qual tinta pintar a casa para ter maior durabilidade?

As tintas com acabamento semi-brilho (parede com pouco de brilho), tem uma durabilidade bem maior quando ela é comparada com uma fosca por exemplo. Mas há um inconveniente, pintar com esse tipo de acabamento, por que ele retrata as imperfeições do reboco e pode dar uma impressão de parede com acabamento ruim, mesmo que não esteja.

Já as tintas com acabamento fosco (totalmente fosco), deixam um aspecto mais fechado, não refletem a luz e acabam “escondendo” alguns defeitos da superfície. Isso faz dela a tinta mais pintada na maioria das obras.

O mercado tem apresentado como uma tecnologia mais diferenciada, as tintas minerais. Elas são produzidas com silicato de potássio. Parece um nome difícil, porém nada mais é que vidro líquido, que dá a tinta e a superfície, uma durabilidade bem maior e ainda deixa a tinta fosca.

Muito além das marcas conhecidas

Quando nós falamos das vantagens das tintas minerais, não tem como não fazer o comparativo com uma tinta convencional por exemplo, embora depois de você conhecer a tecnologia e os benefícios, jamais volta a usar uma tinta convencional na sua obra.

A tinta mineral tem características relevantes. A principal delas é deixar a superfície respirar. Isso faz com que a umidade possa sair da parede e ter mais durabilidade.

Outra função importante da tinta mineral, é evitar a formação de fungos, devido ao sua elevada alcalinidade.

Com todas essas vantagens, podemos imaginar que ela tem um custo muito alto e que torna impossível o uso, mas isso não é verdade. O custo da tinta mineral, se compara muito com uma tinta convencional de boa qualidade, mas pode variar de acordo com a cor escolhida. Cores claras, considerado tons pasteis, tem o custo menor.

Gasto com pintor

Até por uma questão de economia, muitas pessoas, optam por fazer a aplicação da tinta sem contratar um pintor profissional.  Se for uma pintura pequena, até que não há problemas, mas quando há necessidade de realizar reparos ou até mesmo uma preparação de superfície mais cautelosa, com descascamento e aplicação de massas e texturas, um pintor faz toda diferença.

O gasto com mão de obra da pintura, em regra geral, chega a ser 3 vezes o valor das tintas. Por isso a importância de se escolher um bom material, tanto pela durabilidade quanto pela facilidade de aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *