O Governo Federal está investindo R$ 50,3 milhões em importantes obras de restauração do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, entre as quais quatro igrejas, um museu, um galpão que abrigará um novo espaço cultural e uma escola de restauração.

As obras, em Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana, estão sendo realizadas com recursos do PAC Cidades Históricas e da Lei de Incentivo à Cultura. No último sábado (13), o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, cumpriram agenda de visita a essas obras, que integram o rico Patrimônio Cultural de Minas Gerais, de relevante arquitetura, reconhecida mundialmente. Acompanham a comitiva o diretor do departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, a superintendente do Iphan em Minas Gerais, Celia Corsino, e autoridades locais.

No sábado, às 9h, o grupo inaugurou, na capital mineira, o Galpão da Casa do Conde, um novo centro cultural com espaço para eventos e exposições, que também sediará o Laboratório de Restauração de Bens Móveis e Arqueologia, fruto de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Associação Mineira das Cidades Históricas e outras atividades culturais.

Restauração
Casa Conde – Belo Horizonte/MG

O complexo ainda abriga a Superintendência do Iphan em Minas Gerais e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituições vinculadas ao Ministério da Cidadania. Restaurado pelo Iphan, com recursos de R$ 3,11 milhões do PAC Cidades Históricas, o galpão integrava o complexo da Estrada de Ferro Central do Brasil. 

A inauguração deste espaço coloca um equipamento de alta qualidade, no coração de Belo Horizonte, para a realização de eventos e atividades culturais. É uma área maravilhosa, ligada ao patrimônio ferroviário, que está sendo resgatada e entregue à comunidade”, avaliou  o secretário Henrique Pires. “Estamos entregando pulsão para esse coração”, completou a presidente do Iphan, que também reforçou a importância das parcerias para a geração de recursos e oportunidades para as cidades mineiras por meio do Patrimônio Cultural. Também estiveram presentes o presidente da Embratur, Leônidas Oliveira; o deputado federal Newton Cardoso Jr; o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Aparecido de Oliveira, presidente da Associação Mineira das Cidades Históricas; a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula; o subsecretário de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, Gabriel Portela; a secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais, Solanda Steckelberg; entre outras autoridades locais.

Fonte: ASCOM IPHAN/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *