Há diversas tintas no mercado – até muito boas – para você pintar monocapa. Mas será que existe alguma ideal, ou isso é “papo de vendedor”? Vamos analisar cada uma delas a partir de agora!
Antes de apresentar opções de tinta para você pintar monocapa, analisando cada opção que hoje o mercado oferece, convém rapidamente explicar o que seria a tal “monocapa”.
O que é a monocapa?
Como já escrevemos aqui, “monocapa é, basicamente, um grupo específico de argamassas minerais com função decorativa para proteção de fachadas.” Vale lembrar que a monocapa é produzida com insumos minerais. Logo, tintas com minerais seriam as mais indicadas.
Mas há outros fatores que precisam ser considerados.
Portanto, antes de tomar a decisão, vamos analisar outros cenários!
Tintas para monocapa
Apesar da tinta mineral ser a ideal, sabemos que há no mercado vários tipos de tintas que podem ser usadas para pintar monocapa. Vamos entender o que cada uma tem de bom!
Tintas à base de água, caso da mineral, são fáceis de limpar, não tóxicas e amigáveis ao meio ambiente. Elas são boas para áreas internas e externas, e são laváveis.
Tintas acrílicas são resistentes à água e ao desgaste, o que as torna interessantes para áreas externas.
Tintas à base de solvente têm uma excelente cobertura, mas podem ser tóxicas e requerem uma ventilação adequada durante a aplicação.
Tintas epóxi podem ser usadas em locais com alto tráfego, pois são resistentes e duráveis, mas podem ser mais difíceis de aplicar e requerem preparação cuidadosa da superfície.
Aprofundando a análise
No caso da tinta acrílica, algumas pessoas podem ser alérgicas aos componentes da mesma, causando problemas de saúde como coceira, vermelhidão e inchaço. E é uma tinta que pode ser difícil de limpar, especialmente se for aplicada em áreas com alto tráfego.
As tintas à base de solvente são compostas por solventes orgânicos voláteis (VOCs) e outros componentes químicos que podem ser perigosos se não forem manuseados adequadamente. É importante seguir as instruções de segurança e precauções recomendadas pelo fabricante e usar equipamentos de proteção ao manusear essas tintas.
As tintas epóxi são resistentes e duráveis, mas, como adiantamos, podem ser difíceis de aplicar. Ela também requer um tempo de cura mais longo, o que pode atrasar o tempo de finalização do trabalho.
A tinta mineral é considerada uma opção mais saudável e ecológica do que as tintas convencionais, pois é feita a partir de minerais e não contém ingredientes tóxicos. Ela também rende bem, é de fácil aplicação e possui preço bastante competitivo.
Optando pela mineral… será?
Ao analisarmos os dados acima, ficamos realmente pendentes a optar pela tinta mineral na hora de pintar a monocapa. Mas para quem ainda tem dúvidas, resumimos aqui algumas vantagens que as tintas minerais incluem:
- Não contêm compostos orgânicos voláteis (VOCs)
- São resistentes a fungos e bactérias
- São duráveis e resistentes a manchas e riscos
- São fáceis de limpar e manter
- Possui ótimo custo-benefício para a sua obra
- É facilmente encontrada em todo o Brasil
A tinta mineral tem sido a mais indicada para pintar monocapas também pelo fato dela ser produzida com matérias-primas similares, gerando afinidade entre os produtos. Isso explica a durabilidade maior quando comparada a um acrílico tradicional.
Importante: a aplicação de tinta mineral requer uma preparação adequada da superfície, assim como as tinta convencionais, para garantir uma boa aderência e acabamento.
Onde encontrar tinta mineral para pintar monocapa?
Se você precisa de tinta mineral para monocapa, fica a dica para acessar o site da Kröten Ecotintas e descobrir tudo o que há de bom no universo das tintas minerais.
Ou clique aqui e vá para a nossa loja on-line.